Operação Almenara


OPERAÇÃO ALMENARA

Descrição da Campanha

Operação: Almenara
Foguete: Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Numero do vôo do foguete: 2
Data de lançamento: 11/12/1999
Horário: 16h40 (horário de verão)
Local: Centro de Lançamento de Alcântara-MA
Tempo de Vôo: 3.33 minutos
Objetivo: 2o de teste de qualificação do foguete e colocação em órbita do satélite brasileiro SACI-2
Resultado: O foguete teve de ser destruído a 3m33 segundos de vôo.

Carga Útil Embarcada

- Satélite de Aplicações Científicas 2 - SACI-2

Instituições Envolvidas

AEB - Agência Espacial Brasileira
CTA - Centro Técnico Aeroespacial
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
DEPED - Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN

Vídeo da Operação Almenara

Dá-se o nome de operação ao conjunto das atividades planejadas objetivando o lançamento de veículos espaciais, em um centro de lançamento, para a realização de um experimento científico ou tecnológico no espaço ou a colocação de um satélite em órbita.

Ela tem início efetivo com o transporte de diversos módulos e estágios do veículo, de sua carga útil ou satélite, dos meios de solo auxiliares e de pessoal especializado para o centro de lançamento que, paralelamente, começa a ajustar suas instalações para o lançamento programado.

A parte mais característica de uma operação de lançamento inclui as atividades de integração, montagem e testes do veículo e seus sistemas, de sua carga útil/satélite, dos meios de solo auxiliares e de todas as interfaces com os centros de lançamento.

Na parte final desta fase são realizadas as contagens regressivas, tanto de treinamento como reais, o lançamento do veículo e o cumprimento das demais etapas da missão, assim como as atividades de preparação e embalagem de materiais e os transportes de regresso destes e do pessoal para seus locais de origem.

As operações de lançamento costumam receber o nome de localidades brasileiras ou, eventualmente, nomes significativos para a circunstância, e a Almenara não é exceção.

O nome Almenara tem origem árabe ("Al manará" - facho de luz utilizado nas torres dos castelos para sinalização) e no sentido figurado pode significar rumo, liderança, orientação.

Operação Almenara foi concebida para realizar a missão de colocar o satélite SACI-2, de aplicações científicas e coleta de dados, a cerca de 750 km de altitude em uma órbita circular equatorial, inclinada de 16o, utilizando o veículo VLS-1 V02.

A montagem, integração e lançamento foram realizados no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Houve também a participação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) no acompanhamento do veículo, com seus radares e estações de telemedidas.

O VLS voou numa situação anômala, mas foi robusto o suficiente para continuar funcionando, mesmo com um dos motores desligados”, afirma o engenheiro eletrônico Waldemar de Castro Leite Filho, responsável pelo sistema de controle do foguete. Apesar desse sistema ter atuado com perfeição e corrigido as perturbações iniciais logo após o lançamento, o veículo não suportou os esforços estruturais impostos pela atmosfera e se quebrou em pedaços com 29 segundos de vôo.

Como se trata de uma tecnologia sensível e estratégica, o desenvolvimento do sistema de controle de um veículo espacial dificilmente é disponível para compra ou transferência.

"O software de controle é o cérebro do lançador, que manda as informações, para um computador de bordo e as repassa para os sensores que executam a trajetória pré-estabelecida". O computador de bordo foi importado da Inglaterra e os sensores da central inercial foram trazidos da Rússia.

Comentários