Desativação da Base de Alcântara - Será?


Olá leitor!

É com muita preocupação que leio essa nota abaixo divulgada pela Agência Senado no dia de ontem e convido aos leitores acompanharem a audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que ocorrerá amanhã dia 01/07, a partir das 10h e que deverá ser transmitida pela TV Senado.

Duda Falcão

COMISSÕES / Relações Exteriores

Jobim Fala na CRE Sobre Estratégia Nacional de Defesa e
Desativação da Base de Alcântara

29/06/2009 - 12h42

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participará de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na próxima quarta-feira (01), a partir das 10h, para discutir a Estratégia Nacional de Defesa. Ele deverá esclarecer ainda notícias sobre a desativação da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, em razão de impasse com comunidades quilombolas da região.

A Estratégia Nacional de Defesa, segundo observa o presidente da CRE e autor do requerimento para debater o assunto, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), foi criada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 18 de dezembro de 2008.

O documento determina aos órgãos da administração federal que considerem, em seus planejamentos, ações destinadas ao fortalecimento da Defesa Nacional. O objetivo é modernizar a estrutura nacional de defesa, com ênfase na reorganização das Forças Armadas, com a reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e com uma política de composição de seus efetivos.

O requerimento para debater a situação da Base de Alcântara é dos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Paquistão, Afeganistão e Bangladesh

Na segunda parte da reunião, a CRE deve examinar duas mensagens do Executivo com indicações de embaixadores. O diplomata Alfredo César Martinho Leoni é indicado para o cargo de embaixador do Brasil junto ao Paquistão e, cumulativamente, junto ao Tadjiquistão e Afeganistão. Para a embaixada de Bangladesh, está indicado o diplomata Luiz Viana de Carvalho.


Fonte: Denise Costa / Agência Senado

Comentário: Sinceramente torço para que essa notícia seja mais onda da imprensa do que realmente algo de concreto, pois se isso for verdade poderá significar praticamente o cheque mate em todo Programa Espacial Brasileiro. Significa em outras palavras não só o fracasso total da Política Espacial Brasileira, o fracasso da Alcântara Cyclone Space (e com isso um constrangimento político e tecnológico sem precedentes na história da diplomacia mundial) e principalmente jogando O Brasil em uma patamar ainda maior de atraso tecnológico perante ao BRIC, ao mundo e futuramente trazendo prejuízos incalculáveis para a sociedade brasileira. No entanto, como sou otimista por natureza prefiro aguardar a declaração do ministro perante aos senadores para então poder analisar com calma essa notícia.

Comentários