Ensaios de Qualificação do VLS


Segue abaixo a nota postada hoje no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) sobre a finalização dos ensaios para caracterizar os níveis de choque mecânico decorrente do acionamento pirotécnico dos atuadores no momento da separação do 1º e 2º estágios do VLS.

Duda Falcão

Determinação de Níveis de Choque Decorrente
do Acionamento Pirotécnico dos Atuadores

03/06/2009

Com objetivo de caracterizar os níveis de choque mecânico decorrente do acionamento pirotécnico dos atuadores no momento da separação do 1º e 2º estágios do VLS, foram encerrados ontem, 02/06/2009, os ensaios utilizando a configuração integrada para exposição no prédio da AVE-Q.

Neste ensaio, foi efetuado o corte pirotécnico de dois atuadores, simultaneamente. A análise dos dados obtidos será muito importante para especificar os sensores que serão utilizados na terceira fase dos ensaios de separação do 1º e 2º estágios do VLS, assim como proporcionar um conhecimento do mecanismo de propagação da onda de choque no corpo central do Veículo.

Neste ensaio estiveram envolvidas as equipes da AIE, APE-X e AVD-S.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE

Comentário: Mais uma etapa concluída dos testes para qualificação do foguete VLS remodelado para o seu primeiro vôo tecnológico em dezembro de 2010. Vamos aguardar e torcer.

Comentários