sexta-feira, 31 de julho de 2009

Astronauta Marcos Pontes Realiza Palestra em Maringá


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (30/07) no site http://www.hnews.com.br/ sobre uma palestra realizada dia 29/07 em Maringá-PR pelo astronauta Marcos Pontes para autoridades e empresários da região.

Duda Falcão

Primeiro Astronauta Brasileiro Destaca
Importância da Ciência e Tecnologia na Educação

O primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, esteve nesta quarta-feira (29), em Maringá, para uma palestra para autoridades e empresários da região.

30/07/2009 - 14h27m
Assessoria de Imprensa - PMM


O primeiro astronauta do Brasil, Marcos Pontes, esteve nesta quarta-feira (29), em Maringá, para uma palestra para autoridades e empresários da região. Antes, ele recebeu a imprensa para falar sobre o tema da palestra: a importância do investimento em ciência e tecnologia na educação. “Nossa proposta é trabalhar com temas como robótica e ciência para atrair os alunos nos contraturnos escolares, evitando que eles fiquem nas ruas”, comentou o astronauta.

Pontes também é embaixador da Fundação First no Brasil, organização sem fins lucrativos, que em inglês significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”, que possui uma vasta experiência internacional na organização de torneios de robótica entre estudantes.

Sobre a experiência de viajar para o espaço, Marcos Pontes revela que como pessoa, a viagem fez com que ele refletisse sobre a existência do ser humano. “A experiência me fez pensar a respeito da importância das pessoas no mundo. Já para a Educação a viagem foi importante para adquirir conhecimentos nas áreas da ciência e tecnologia”.

Com o título "Do sonho à realidade, uma missão possível para as novas gerações", a palestra tem o intuito de promover a cidadania por meio da robótica social. O evento é patrocinado pela Lego Education no Brasil e realizado pela Fundação First e integra a apresentação do Programa de Robótica Educacional da Fundação First.

FIRST

Fundada em 1989 pelo empreendedor Dean Kamen, a First é uma organização sem fins lucrativos, que em inglês significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”, que possui uma vasta experiência internacional na organização de torneios de robótica entre estudantes. O primeiro brasileiro a participar de um programa espacial internacional, Marcos Pontes, também foi pioneiro ao ser eleito como único embaixador First fora dos EUA.

LEGO Education

A Lego Education, divisão de educação do Grupo Lego, atua em mais de 70 países. Presente no Brasil há 11 anos e atendendo mais de 1 milhão de estudantes em mais de 3 mil instituições, a empresa desenvolve soluções motivadoras de aprendizagem por meio do uso integrado de material de robótica e metodologia de ensino inovadora e exclusiva.

Com o método Lego Education os estudantes não só absorvem o conteúdo das disciplinas curriculares como também desenvolvem habilidades, competências, atitudes e valores para a vida, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização. Todo material Lego Education tem como base os quatro pilares para a educação do século XXI propostos pela UNESCO: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a aprender.

Marcos Pontes

Primeiro brasileiro a viajar para o espaço, Marcos Pontes é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e PHD na carreira pela Naval Posgraduate School, na Califórnia. Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, em 1998 foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para ser o primeiro astronauta do Brasil. Após mais de sete anos de treinamentos na Nasa, a agência espacial norte-americana, foi confirmada sua participação na “Missão Centenário”, que o levou à Estação Espacial Internacional em março de 2006.


Fonte: Site http://www.hnews.com.br/

Comentário: O que dizer desse cara a não ser que ele é o cara. Parabéns Marcos pelo o trabalho que vem realizando para a FIRST e eu tenho certeza que no futuro esse seu empenho renderá grandes frutos para o país. Viva a educação, pois sem ela qualquer sociedade esta fadada a ignorância e a subsistência. Gostaria muito de poder observar no PEB mais pessoas com a sua visão, obstinação e brasilidade, no entanto, infelizmente isso não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário