Cooperação Brasil-Israel


Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem dia 22/07 no site da Agência Câmara sobre um Seminário Internacional de Tecnologia Espacial que será promovido provavelmente em outubro na Câmara. O seminário tem como objetivo o promover a tecnologia espacial de Israel junto a pesquisadores, parlamentares, membros da iniciativa privada e empresas com interesses na área espacial, informou.

Duda Falcão

Aconteceu - 22/07/2009 -13h40

Câmara Promoverá Seminário Sobre Tecnologia Espacial

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior


A Câmara deve promover, provavelmente em outubro, um Seminário Internacional Sobre Tecnologia Espacial. O evento é o primeiro resultado do intercâmbio entre os parlamentos de Israel e do Brasil. Nesta quarta-feira, deputados israelenses estiveram no Congresso.

A visita faz parte das ações de intercâmbio entre os dois países. A 1ª vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que já esteve em Israel para discutir o acordo de cooperação, acredita que o Brasil vai se beneficiar muito com essa parceria.

"É uma cooperação que pode ser extremamente produtiva na área científica e tecnológica. Já neste ano, vamos fazer um seminário internacional na área espacial com a participação de pesquisadores, parlamentares, membros da iniciativa privada e empresas com interesses na área espacial", informou.

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-Israel, deputado Dr. Talmir (PV-SP), avalia que o intercâmbio poderá ser estendido a outras áreas, como irrigação e alimentação: "Essa visita não é só de relação diplomática, mas pode render negócios, acordos a serem trabalhados para o futuro."

Consulados

O Ministro de Relações Exteriores de Israel também está no Brasil e deve anunciar a reabertura do consulado israelense em São Paulo, fechado em 2002, e a criação do consulado do Rio de Janeiro. A deputada Raquel Teixeira lembra que se trata da primeira visita de um chanceler israelense em 22 anos, o que demonstra a intenção daquele país de fortalecer a cooperação com o Brasil.

Também está programada uma visita ao Brasil do presidente de Israel, Shimon Peres, em novembro, que deverá ser retribuída por uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Israel em 2010.

Ouça a notícia na Rádio Câmara:


Fonte: Site da Agencia Câmara

Comentário: A parceria internacional em qualquer área e não seria diferente na área espacial é sempre benéfica quando a mesma tem propósitos bem definidos e é realizada dentro de um planejamento adequado para que assim se evite a falta de foco e de recursos. No caso desse acordo, o mesmo só será interessante se for feito para suprir as áreas onde o Brasil não domina e não tenha ainda nenhum acordo já assinado. Fora isso será um acordo sem qualquer fundamento a não ser o de ordem política que só irá bagunçar ainda mais o cambaleante Programa Espacial Brasileiro.

Comentários