Satélite do MD e a Base de Alcântara - Revista Istoé


Olá leitor!

Segue abaixo duas notas postadas na revista Istoé de 08/07 com notícias sobre a problemática da Base de Alcântara com os quilombolas e sobre a escolha do satélite do Ministério da Defesa para a vigilância da Amazônia.

Duda Falcão

A Semana

Por Octávio Costa

Paz em Alcântara

O presidente Lula prepara um decreto que transformará em zona de segurança nacional a área de 114 mil hectares, na qual está situada a base espacial de Alcântara, no Maranhão. O texto está pronto e vai pôr fim à disputa com a comunidade quilombola.

Vigiando a Amazônia

Antes mesmo que o Ministério da Defesa determine o tipo de satélite de observação que pretende adquirir para o sistema estratégico de defesa nacional, os fornecedores desse equipamento travam uma verdadeira batalha. Há dois tipos de satélites militares: os de observação ótica e os que rastreiam as áreas por radar. A China e a Índia, que têm parte do território coberto por nebulosidade, optaram por satélites de radar. Espera-se que o Brasil, que também tem áreas encobertas na Amazônia, faça a mesma escolha. Nos bastidores, movimentam-se a franco-italiana - ALES, Alenia Space e a franco-alemã EADS.


Fonte: Revista IstoÉ, edição 2069, 08/07/2009

Comentários