O Suposto Foguete VSB-40 - Caso Encerrado


Olá Leitor!

Depois de tanto esperar uma posição sobre o caso do suposto desenvolvimento de um foguete chamado VSB-40 (provavelmente algo como um VS-40 com propulsores boosters) por parte do Instituto de Aeronáutica e Espaço (para que o leitor possa entender o caso veja aqui no blog A Vez do Foguete VSB-40 ou um Simples Erro de Grafia, O Caso do VSB-40 - Novo Foguete ou Erro de Digitação), obtive de uma fonte fidedigna a seguinte informação que considero o esclarecimento final desse caso:

“Duda, estive hoje de noite em São José dos Campos, e aproveitei para conversar com um amigo do IAE/CTA ligado aos projetos de lançadores. Ele me afirmou que não existe um projeto chamado VSB-40 (algo como um VS-40 com propulsores boosters). Provavelmente, foi erro de digitação”

Portanto leitor se não houver uma reviravolta (coisa muito comum dentro do PEB) até o momento não houve e não haverá qualquer iniciativa visando o desenvolvimento de tal foguete. No entanto, segundo uma nota divulgada em fevereiro desse ano pelo site do próprio IAE (veja aqui no blog a nota O Caso do Foguete VSB-40) o mesmo negociou com os alemães da DLR-Moraba o fornecimento dos foguetes de sondagem VSB-30 e VS-40 visando o uso do primeiro no projeto europeu de microgravidade e o segundo para o experimento alemão de reentrada atmosférica Shefex-2. Durante a reunião ficou acertado também o desenvolvimento de um veículo lançador suborbital para o "Experimento Shefex-3". Descartado como foi por minha fonte o suposto VSB-40, tudo leva a crer que esse foguete seria o VS-43, antigo projeto do IAE que consta nos dois últimos PNAE como sendo um veículo monestagio com controle de altitude que utilizará o propulsor S43 (veja aqui no blog Foguetes em Fase de Desenvolvimento pelo IAE), motor esse que é utilizado no primeiro e segundo estágios do VLS-1.

Duda Falcão

Comentários