Programa Uniespaço Faz Chamada Pública


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) sobre o “Programa Uniespaço.

Duda Falcão

Agência Espacial Brasileira Abre Inscrições para Projetos de Pesquisa

AEB
30-07-2009

Pesquisadores de universidades e de instituições de ensino têm até o dia 15 de setembro para apresentar propostas de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico para o Programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB). Os projetos deverão seguir o modelo disponível no site da AEB (www.aeb.gov.br), no link Uniespaço/Anúncio de Oportunidades. Nesta terceira edição serão disponibilizados recursos que totalizam R$ 3 milhões de reais por dois anos. Os projetos serão escolhidos de acordo com sua relevância, competência e capacidade de execução.

O Programa Uniespaço, criado em 1997, tem como objetivo integrar o setor universitário no desenvolvimento de produtos e processos, análises e estudos de interesse do setor espacial. Entre as instituições que já desenvolveram projetos específicos para o Programa Uniespaço estão a PUC/RS, o ITA, a UnB, a UFRJ, a UFPR, a USP, a UFRN e a UFMG. Desde 2004, o Uniespaço já contemplou 32 projetos.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Esse é um dos bons programas da AEB e de grande relevância para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. No entanto, em minha opinião é ainda bastante tímido, já que R$ 3 milhões de reais por dois anos não representa muita coisa. Porém, para os pesquisadores que trabalham na área espacial ter um programa como esse é um alívio, já que é uma das poucas possibilidades disponíveis de poderem realizar seus projetos. Veja aqui no blog o edital do programa clicando na nota AEB Divulga "AO" do Programa Uniespaço.

Comentários