IAE Lança Revista de Divulgação Científica


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando o lançamento em evento ocorrido no dia 31/07 da revista “Journal of Aerospace Technology and Management”.

Duda Falcão

Últimas Notícias

Lançamento do “Journal of Aerospace Technology and Management”

05/08/2009

Na tarde do dia 31 de julho aconteceu o lançamento do “Journal of Aerospace Technology and Management” uma publicação técnico-científica seriada, editorada e publicada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), contendo artigos selecionados por um Comitê Editorial formado por pesquisadores e tecnologistas da Organização e membros externos da comunidade científica. A revista será editada semestralmente e tem como objetivo divulgar os resultados de caráter científico e tecnológico, mais relevantes da área aeroespacial, além de proporcionar mais um canal de difusão e interação com a comunidade.

O presidente da Associação Brasileira de Editoração Cientícia - ABNT doutor Benedito Barraviera, esteve presente na cerimônia de lançamento da Revista, que em suas palavras tem um conteúdo bastante abrangente com diferentes alternativas de publicações, atendendo padrões de editoração internacionais, inclusive já conquistanto em sua primeira edição o ISSN que é um indexador que garante um número de identificação mundial para o periódico.

O doutor Barraviera parabenizou o diretor do IAE, Cel Pantoja pela iniciativa ressaltando que o investimento nesta publicação científica irá com o tempo reverter em prestígio para organização que terá visibilidade mundial.

As palavras do diretor do IAE foram de agradecimento, ressaltando seu orgulho pelo resultado deste trabalho que se fez com a grande vontade de um equipe que agora tem a sensação do dever cumprido, entregando a sociedade uma revista científica de grande importância na área de tecnologia aeroespacial, atendendo uma estratégia de países desenvolvidos. O coronel Pantoja também ofereceu o primeiro exemplar do “Journal of Aerospace Technology and Management” ao magnífico Reitor do ITA, doutor Reginaldo dos Santos, representando a comunidade científica por sua reconhecida referência como cientista e que está a frente de uma instituição de ensino que representa o começo de uma semente plantada há cinquenta anos.

O comandante interino do CTA, major brigadeiro do ar Ronaldo Salamone Nunes, ressaltou a importância do conhecimento científico para o progresso do mundo, que em meio a tantos desafios vive de inspirações e ousadias. Para o Major Brigadeiro Salamone esse dia 31 de julho ficará marcado pelo nascimento do Journal of Aerospace Technology and Management e o mundo científico estará conhecendo melhor a nossa instituição.

Comentando uma frase de Caetano Veloso, citada na carta de apresentação da revista: " Aquilo que nesse momento se revelará aos povos surpreenderá a todos não por ser exótico; mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto quando terá sido óbvio...", o Major Brigadeiro Salamone disse que a competência estava instalada e faltava somente a ousadia e o momento se fez agora!

Veja as fotos do evento:


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Qualquer iniciativa que venha divulgar com maiores detalhes o que se tem feito no IAE em prol do PEB e do desenvolvimento aeroespacial do país, sempre será bem vindo. Assim sendo, essa revista vem somar-se a da AEB, a do CLBI (anual), e tantas outras da área de ciências e tecnologia nesse país. Só espero que a mesma realmente seja colocada à disposição do público em geral e não fique restrita a comunidade científica.

Comentários