Mais um Discurso do Dep. Ribamar Alves no Plenário


Olá leitor!

Segue abaixo na íntegra mais um discurso do deputado Ribamar Alves (PSB-MA) pronunciado na tribuna da Câmara Federal dia 20/08 destacando o Programa Espacial Brasileiro e a Alcântara Cyclone Space (ACS).

Duda Falcão


O SR. RIBAMAR ALVES - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa do Programa Espacial Brasileiro, que presido, esteve reunida no último dia 12, quando deliberou por apresentar uma nota de total e irrestrito apoio ao Centro de Lançamento na Base Espacial de Alcântara, no Estado do Maranhão, apoiando a empresa binacional Alcântara Cyclone Space - ACS, a expansão do programa, desde que sejam respeitadas a Constituição Federal e a integridade dos povos que lá habitam.

Sr. Presidente e caros colegas, atendendo ao convite do Ministro da Ciência e Tecnologia, Dr. Sérgio Resende, acompanhei a comitiva que fez uma visita à Base Espacial de Alcântara.

A comitiva comandada pelo Ministro Sérgio Resende era composta pelo Brigadeiro Salmerón, pelo Senador Edison Lobão Filho, pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, Dr. Carlos Ganen, e por membros do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Alcântara Cyclone Space, bem como do Diretor da ACS, pelo lado ucraniano, Dr. Alexander Sergiouk. Lá fomos recebidos pelo Coronel Andrade, que nos mostrou as instalações e o laboratório de onde foi comandado o lançamento de um foguete experimental do programa VHS. [Senhor Deputado Ribamar Alves, o lançamento que o senhor esta se referindo foi de um foguete FTB (Foguete de Treinamento Básico) da “Operação FogTrein I” (o segundo lançamento do mesmo foguete dessa mesma operação) que é um foguete de treinamento da Avibrás e não tem nada a ver com o “Programa do VLS” e não “Programa VHS” que o senhor relatou. Caso o senhor não saiba “VHS” significa “Video Home System” (Sistema de Vídeo Caseiro). Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela empresa JVC que foi lançado em 1976. O mesmo era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização]

O Ministro Sérgio Resende fez a contagem regressiva para o lançamento do foguete, que percorreu com segurança uma trajetória de 53km, cumprido fielmente os objetivos traçados .

Em seguida, fomos brindados com uma bela exposição do Brigadeiro Salmerón que nos deixou bastante satisfeitos e convencidos de que o Brasil mais do que nunca está no caminho certo para a conquista do espaço e deter o conhecimento da tecnologia espacial.

Fizemos um sobrevôo sobre a área que será utilizada pela ACS para instalar o seu sítio de lançamento; visualizamos todo o território ocupado pela Base Aérea e, por último, sobrevoamos a cidade de Alcântara.

À tarde a comitiva seguiu rumo ao encontro da Governadora Roseana Sarney; fomos recepcionados por vários Secretários de Estado, Deputados Estaduais, ocasião em que foi assinado o convênio do MCT com a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão para a reconstrução da estrada que liga o Cujupe, onde atracam os ferry-boats, até a cidade de Alcântara, passando pela Base Espacial. O valor do convênio foi da ordem de 30 milhões de reais e mais 10 milhões de contrapartida.

Essa estrada é de vital importância para a consecução e êxito do projeto, pois por ela serão transportados todos os componentes dos foguetes e equipamentos necessários para o bom funcionamento do programa. Quero aqui ressaltar a presteza com que o Governo do Estado se dispôs a executar essa importante obra.

Dessa visita ficou a certeza de que o projeto Cyclone IV, fruto da parceria do Brasil com a Ucrânia, será em breve, já em 2010, uma realidade e a de que o Brasil passará a participar desse seleto grupo de países que dominarão a tecnologia espacial. [Senhor deputado, desculpe-me, mas isso não é verdade, não existirá domínio algum de tecnologia com a operacionalização da ACS, a não ser que se venha assinar um outro acordo. No entanto, para isso sutir algum efeito prático levaria pelo menos uns 10 anos, já que teríamos de esperar que o acordo fosse primeiro homologado pelo Congresso, o que em média tem levado 5 anos.]

Mas, Sr. Presidente, apesar de todo o nosso otimismo ainda há um longo caminho a percorrer, muitos obstáculos a serem transpostos, pois vários empecilhos se colocam à nossa frente com o intuito único de barrar o avanço do nosso País rumo a essa corrida, que, entre outras coisas, gera emprego, renda, envolve profundos estudos de tecnologia avançada e gira recursos da ordem de 10 bilhões de dólares. Vozes ocultas, em muitos países, não querem que o Brasil avance. Estão falando, inclusive, em retirar do Maranhão esse belo e grande projeto. [ Senhor deputado, se o senhor esta se referindo aos acordos com os alemães da DLR (que envolve parceria e troca de tecnologias na área de foguetes de sondagem e de plataformas espaciais) e com os russos, envolvido com o “Programa VLS” e seus derivados e também com o até agora incerto "Programa de Lançadores Cruzeiro do Sul” quando diz: envolve profundos estudos de tecnologia avançada - o senhor esta coberto de razão, já se o senhor esta se referindo ao acordo com os ucranianos, das duas uma, ou o senhor está mal informado ou esta de má fé.]

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Maranhão tem o privilégio de ter a posição mais importante do mundo para lançamento, porquanto Alcântara está há 2 graus da linha do Equador, o que facilita o lançamento de foguetes e de forma econômica, uma vez que podemos ter cerca de 30% de economia de combustível.

Mesmo assim, estamos enfrentando dificuldades as mais diversas possíveis e inimagináveis, mas, ao tempo em que temos dificuldades, tivemos a sorte de termos na Presidência da República um cidadão brasileiro, nordestino, com uma sensibilidade apurada e cônscio de levar o Brasil para um patamar de respeito interno, com programas de resgate da cidadania e externo, com um programa de defesa de suas fronteiras e de conquista da sua independência do controle da tecnologia espacial. [ Não posso deixar de concordar senhor Deputado (apesar de achar que poderia se ter feito muito mais) que no governo do Presidente Lula o PEB avançou mais que nos últimos governos, mas é claro e inegável que o mesmo esta muito mal assessorado.]

Mas, não basta apenas termos um Presidente com boa vontade. Para levarmos adiante esse projeto necessário se fez que se construísse uma equipe hegemônica e competente. Foi assim com o Ministro Sérgio Resende, ilustre brasileiro, membro da Academia Brasileira, competente físico, que se dedica diuturnamente às causas afeitas ao seu Ministério e que não mede esforços para ver o programa espacial avançar e se concretizar. Sou testemunha do seu esforço pessoal para ver o Brasil avançar e conquistar esse mercado importante e vital para o desenvolvimento em todos os campos de trabalho.

Na Agência Espacial Brasileira outro grande brasileiro assumiu o comando, Dr. Carlos Ganen, que tem dedicado, da mesma forma, o seu tempo de trabalho e, mesmo fora do trabalho, à causa do programa espacial, viajando para outro países e Estados, estudando, discutindo e, assim, o programa tem avançado.

Mas, sem sombra de dúvidas, a grande aquisição do Governo Lula deu-se na construção da parceria com o Governo ucraniano, que se coloca à disposição do Brasil na transferência de tecnologia, o que nos traz a certeza de que em breve estaremos com todo o domínio tecnológico. [ Senhor deputado, mais uma vez o senhor está equivocado, o acordo com os ucranianos não trará qualquer grande benefício ao Brasil, simplesmente por ser um acordo comercial onde o domínio tecnológico do mesmo será dos ucranianos, sem qualquer tipo transferência tecnológica para o Brasil e a empresa será vista no mercado internacional como uma empresa composta por capital brasileiro e ucraniano com tecnologia ucraniana para lançamento de satélites de médio e grande porte, nada mais do que isso.]

Foi criada a empresa binacional Alcântara Cyclone Space e convidado para ser o seu diretor geral no Brasil o nosso grande e brilhante companheiro Roberto Amaral, brasileiro com sangue repleto de brasilidade, nacionalista convicto, humanista, dedicado a levar ao extremo as suas convicções políticas, que discursa e pratica o bom socialismo, que age de acordo com os dogmas socialistas, que tem executado o nosso lema Justiça Social e Liberdade.

Foi sob a égide desse grande homem que o projeto começou a avançar a passos firmes e sólidos. Dr. Roberto Amaral foi quem se dedicou largamente a montar uma equipe coesa, que se completou com a chegada à diretoria administrativa do Dr. Renato Araújo. Aí os acontecimentos passaram a ser favoráveis ao bom andamento do projeto.

Dr. Roberto Amaral fez várias viagens ao Maranhão, à cidade de Alcântara; realizou audiências públicas; conversou com a comunidade quilombola; conquistou a simpatia do povo alcantarense, obteve apoio do Sr. Prefeito, da Câmara de Vereadores; conseguiu convencer o Ministério da Defesa a ceder o espaço da Base Aérea, para que o sítio de lançamento da ACS fosse feito dentro da área já ocupada, evitando, assim, conflito com as comunidades quilombolas.

Está-se realizando um amplo projeto de inclusão social para as comunidades de Alcântara, por meio de recursos liberados pelo Sr. Ministro Sérgio Resende e capitaneadas pelo nosso Roberto Amaral, no intuito de cumprir acordos firmados à época da instalação da Base Aérea, mas que foram esquecidos pelos Governos passados. Assim, Roberto Amaral, avança a passos largos; o Governo passa a ganhar a confiança do povo e, com certeza, a expansão, que no futuro será de extrema necessidade, poderá ser feita através do diálogo e sem o uso da truculência e prepotência.

Agora, acreditamos que o projeto de lançamento de foguetes será uma realidade verdadeira e concreta, pois temos essa equipe brasileira, constituída de bravos e competentes guerreiros e, do outro lado, o Governo ucraniano ávido por oportunidade de desenvolver o programa espacial no Brasil, por ser detentor da tecnologia espacial, mas não dispor de local apropriado para o lançamento - diria que é como "unir a fome com a vontade de comer".

Parabenizo os membros da Frente Parlamentar em Defesa do Programa Espacial Brasileiro, o Governo do Estado do Maranhão, o Governo Lula, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, o Ministério da Aeronáutica, o Ministro da Defesa, o Ministro da Igualdade Racial, a Alcântara Cyclone Space, a Agência Espacial Brasileira, principalmente, o povo de Alcântara, Prefeito e Vereadores e todos os que direta e indiretamente estão querendo ajudar o Brasil a tornar-se independente de fato e de direito.

Muito obrigado.


Fonte: Site da Câmara Federal

Comentário: Como o leitor pode notar o discurso do Deputado Ribamar Alves é uma vez mais convenientemente em prol da Alcântara Cyclone Space, onde em um único momento do discurso e ainda assim de forma indireta ele cita o “Programa VLS” chamando-o de “Programa VHS”. Além disso, em diversas partes do seu discurso o mesmo vende a idéia aos deputados(as) no plenário e ao povo brasileiro que o assistia pela TV Câmara uma grande mentira, pois volto a alertar que “NÂO EXISTE TRANFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO ACORDO ASSINADO COM OS UCRANIANOS, NEM MESMO DE UM SIMPLES PARAFUSO”. Dizer que o acordo com os ucranianos ajudará no domínio da tecnologia espacial não é verdade e é uma irresponsabilidade política estar-se usando isso para propagar a ACS. Quero deixar claro ao leitor, que não sou contra ao acordo com os ucranianos, muito pelo contrario, no entanto não posso admitir que um acordo que oferece muito pouco ao meu país venha ameaçar acordos altamente benéficos tecnologicamente e em “pleno vigor”, como é o caso do acordo com os alemães e principalmente com os russos que tem mais ligação com esse problema. Esse tipo de comportamento político só gera desconfiança quanto as reais intenções que motivam sua defesa. Lamentável!

Comentários