segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cooperação Brasil - Bélgica


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (27/09) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista Andre Mileski informado sobre um acordo de cooperação na área espacial que será assinado ente a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro Espacial de Liège, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Bélgica entre os dias 4 e 5 de outubro.

Duda Falcão

Cooperação Brasil - Bélgica

27/09/2009

Entre os dias 4 e 5 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará visita oficial à Bélgica, acompanhado de importante comitiva do governo e de setores empresariais. Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, durante a visita serão assinados alguns atos e instrumentos bilaterais, inclusive um na área espacial: um acordo de cooperação entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centro Espacial de Liège, ligado à Universidade de Liège. O comunicado do Planalto não fornece maiores detalhes sobre a natureza do acordo e os tópicos envolvidos.

O Centro Espacial de Liège (Centre Spatial de Liège - CSL) é um instituto de pesquisa e testes belga especializado em aplicações e cargas úteis relacionadas a instrumentos óticos, detectores, metrologia e equipamentos para testes. O CSL está envolvido em grandes projetos, como o do telescópio JWST (futuro substituto do famoso telescópio espacial Hubble, da NASA), além de outras iniciativas e missões da Agência Espacial Européia.


Fonte: Blog Panorama Espacial - André Mileski

Comentário: Todo acordo que venha somar, que envolva desenvolvimento conjunto de tecnologias ou transferência de tecnologia, e não venha atrapalhar os acordos já em andamento, evitando assim a falta de foco e desperdício de tempo e dinheiro, será sempre bem vindo ao Programa Espacial Brasileiro. Contanto que não sejam acordos de ordem política e que realmente venham ser estabelecidos para suprir as necessidades ainda pendentes do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário