terça-feira, 29 de setembro de 2009

INPE Inaugura Laboratório e Estação no Interior Paulista


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (29/09) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) informado que nesta quarta-feira (30/09) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estará inaugurando o Laboratório de Captura de CO2 e a Estação de Sensoriamento Remoto Marinho, na Unidade Regional de Cachoeira Paulista (SP).

Duda Falcão

INPE Inaugura Equipamentos para
Monitoramento Marinho e Captura de CO2

29/09/2009

Nesta quarta-feira (30), às 14 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT) inaugura, na Unidade Regional de Cachoeira Paulista (SP), o Laboratório de Captura de CO2 e a Estação de Sensoriamento Remoto Marinho.

Os projetos de monitoramento marinho e de captura de CO2 atuam de forma independente. Vinculado à Rede Temática de Mudanças Climáticas, o laboratório desenvolverá tecnologias para a captura e o armazenamento seguro e econômico do gás CO2 emitido nos processos de combustão para geração de energia.

Já a Estação de Sensoriamento Remoto, inserida na Rede Temática de Monitoramento Ambiental Marinho, irá receber, processar e distribuir em tempo quase real dados de satélites para a detecção de poluentes na superfície do mar, estudo de ecossistemas e recursos naturais marinhos. Ela também vai estimar parâmetros como direção e intensidade de correntes e campo de ventos, altura de ondas, entre outros.

Além dos cientistas e técnicos envolvidos, participam da solenidade dirigentes do INPE e da Petrobras, que financiou projetos para estas novas instalações.

Data: 30/09/2009
Horário: 14h
Local: INPE - Unidade Regional de Cachoeira Paulista, Rodovia Presidente Dutra, km 40 SP/RJ


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: É o INPE se qualificando cada vez mais para prestar um melhor serviço a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário