ACS Divulga Empresas Pré-Qualificadas para Obras


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (19/10) no site da Alcântara Cyclone Space (ACS) destacando que a empresa bi-nacional divulgou o resultado da 1ª Fase com os nomes das empresas pré-qualificadas da 1ª Etapa da Concorrência nº 1/ACS/2009, que trata da licitação para a construção do sítio de lançamento da empresa.

Duda Falcão

Licitação: Nomes das Empresas Pré-Qualificadas são Divulgados

19/10/2009

A Alcântara Cyclone Space divulgou, na semana passada, o resultado da 1ª Fase (Pré-qualificação) da 1ª Etapa da Concorrência nº 1/ACS/2009, que trata da licitação para a construção do sítio de lançamento da empresa binacional em Alcântara, no Maranhão.

O Presidente da Comissão Especial de Licitação informa que os licitantes abaixo relacionados estão pré-qualificados:

CONSÓRCIO CYCLONE – SPACE (SERVENG, SCHAHIN, S.A. PAULISTA)
CONSÓRCIO ENCALSO – CONVAP – HAPq
CONSÓRCIO NOVA ALCÂNTARA (CR ALMEIDA, CESBE)
CONSÓRCIO OAS – CONSTRAN
CONSÓRCIO ODEBRECHT – ANDRADE GUTIERREZ
CONSÓRCIO QUEIROZ GALVÃO – CARIOCA – VITAL
CONSTRUCAP – CCPS ENGENHARIA E COMÉRCIO
CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA
EMSA – EMPRESA SUL AMERICANA DE MONTAGENS S/A

Terá início, agora, a segunda fase da primeira etapa da licitação, que é a qualificação técnica das empresas. Restará, para a segunda e última etapa, a apresentação das propostas comerciais. É o final da licitação e o início das obras. Mais: é o início de mais um sonho brasileiro. A empresa vencedora terá a honra de construir uma das maiores e mais importantes obras da história deste País.

Estima-se que as obras sejam iniciadas ainda neste ano de 2009. O objetivo é cumprir a determinação do presidente Lula para que o primeiro foguete Cyclone-4 seja lançado até o final do ano que vem.


Fonte: Site da Alcântara Cyclone Space

Comentário: Volto a insistir, pois parece que isso foi esquecido por algumas pessoas. O verdadeiro PEB é conduzido na área de foguetes pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando da Aeronáutica, que é ligado ao Ministério da Defesa (MD), e na área de satélites e pesquisas espaciais, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). É o IAE então que vem desenvolvendo tecnologia na área de foguetes de sondagens e lançadores de satélites neste país. Portanto, o verdadeiro sonho brasileiro nessa área foi e sempre será o domínio completo do ciclo espacial por seus próprios meios. Sendo assim, que fique bem claro ao senhor Roberto Amaral que a ACS será bem vinda desde que cumpra seu papel de empresa comercial para qual foi criada e não constitua um empecilho para os projetos do IAE e que venha ser bem administrada para não se constituir num ralo de perda de recursos públicos, já tão escassos dentro do Programa Espacial Brasileiro. Na realidade, a mesma foi criada para se constituir como uma fonte de recursos para o próprio PEB e, portanto que venha atuar da melhor forma possível dentro dos seus objetivos pré-estabelecidos. Fico satisfeito em saber que a concorrência da empresa esta andando e com a participação de duas empresas baianas (OAS e ODEBRECHT), mas sem a liberação dos alvarás até o final de novembro da parte dos órgãos competentes, para que assim se possa iniciar as obras, dificilmente será cumprida a determinação do presidente Lula para que o primeiro foguete Cyclone-4 seja lançado até o final do ano que vem.

Comentários