Barreira do Inferno Lança Dois Foguetes de Treinamento


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (17/10) no Jornal Tribuna do Norte de Natal (RN) informando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno está se preparando para o lançamento de dois foguetes de treinamento que estão previstos para serem lançados terça e quarta-feira da próxima semana.

Duda Falcão

Barreira do Inferno Laça Foguetes

17/10/2009

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) iniciou esta semana a Operação FogTrein II, que consiste no lançamento de dois foguetes de treinamento previstos para serem lançados terça e quarta-feira da próxima semana.

O objetivo da Operação é desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento do CLBI e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando o aprimoramento e a manutenção da capacidade operacional dos Centros de Lançamentos para o cumprimento das atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Além do efetivo do CLBI, esse evento conta com a participação de engenheiros da Avibrás, o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), Centro de Lançamento da Alcântara e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 m de comprimento e 67,8 kg. O motor propulsor é composto de combustível sólido e tem apenas uma fase de queima de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto mar a mais de 16 km da costa. Nesse vôo, os Foguetes Básicos de Treinamento já estão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas.

“Estes lançamentos permitirão avaliar, mais uma vez, a estabilidade aerodinâmica dos veículos e verificar a qualidade dos sistemas de bordo que compõe a carga útil”, disse o Coordenador Geral da Operação, Tenente-Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel.


Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte

Comentário: Com essa notícia do jornal Tribuna do Norte está confirmado que o DCTA/IAE voltará a usar o foguete FTB numa operação chamada FogTrein II, que será a continuação da operação realizada em agosto passado no CLA (Veja aqui a nota Operação FogTrein I). Antes da programação dessa operação, estava previsto ocorrer duas operações de lançamento ainda esse ano. Seriam elas a de um foguete de treinamento Improved ORION americano e a de um foguete VSB-30 com experimentos do “Programa Microgravidade” da AEB. Vamos aguardar para vê se essa programação não foi alterada, coisa que é muito comum dentro do Programa Espacial Brasileiro.

Comentários