Marcos Pontes Participa da SNCT em Brasília


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando a participação do astronauta brasileiro "Marcos César Pontes" na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a palestra “Missão Centenário”.

Duda Falcão

O Astronauta Brasileiro na
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Coordenação de Comunicação Social/AEB
20-10-2009


Uma das atrações do primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi a palestra do astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Na ocasião, Pontes contou um pouco da sua história de vida, falou sobre a Missão Centenário – da qual participou como astronauta -, e reforçou sua idéia de que “a educação é a solução para todos os problemas da nação”.

Pontes nasceu em Bauru, em 1963, em uma família humilde. Seu sonho desde menino era voar. Aos 14 anos, percebeu que somente com muito esforço chegaria a pilotar um avião. Sempre que desanimava ou achava que não alcançaria seus sonhos, sua mãe o animava dizendo: “o difícil ou o fácil está dentro de você. Acredite que você chega lá”.

Sua primeira grande realização foi entrar na Academia da Força Aérea. Quando sentiu que estava acomodado na profissão resolveu inovar e estudar Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Logo virou piloto de provas e foi convidado para fazer mestrado em Engenharia de Sistemas, em Monterey, na Califórnia.

Foi através de um e-mail enviado por seu irmão, em 1998, que Pontes soube que a Agência Espacial Brasileira (AEB) havia publicado edital buscando um astronauta. Ele se inscreveu e passou por três fases até ser selecionado como o primeiro astronauta brasileiro. No mesmo ano mudou-se para Houston (EUA), onde foi treinado.

Em 2005, a AEB avisou Pontes que a Missão seria realizada em 2006 e que ele voaria pela Rússia. No mesmo ano, mudou-se para o país europeu onde passou por treinamento técnico, operacional, físico e psicológico por cinco meses. Em março de 2006 o astronauta foi para o espaço. A viagem durou dez dias. Quando voltou, Pontes foi recebido como herói pelo povo brasileiro.

Vestindo uma camiseta estampada com a foto de Marcos Pontes, Pamela Pitombeira acompanhou com olhos atentos toda a palestra do astronauta. “O admiro muito como pessoa e como profissional. Meu sonho é ser astronauta e tenho Pontes como ídolo”, conta a menina de 21 anos que pretende cursar Física na Universidade de Brasília.

Missão Centenário - a missão de Marcos Pontes ao espaço foi denominada Missão Centenário em alusão aos 100 anos do primeiro vôo de uma aeronave tripulada, o 14 Bis do brasileiro Santos Dumot. Os objetivos da missão eram fomentar pesquisas em microgravidade no Brasil, divulgar o Programa Espacial Brasileiro, homenagear Santos Dumont e motivar jovens a seguirem a carreira espacial.

Ele e outros dois astronautas, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, partiram, em 30 de março de 2006, a bordo da nave Soyuz TMA-8 em direção à Estação Espacial Internacional. “Todos os objetivos da missão foram alcançados, mas o melhor de tudo foi ver a bandeira do Brasil erguida quando voltei ao meu país”, conta Pontes.

Atualmente, Pontes de divide entre atividades como diretor técnico espacial do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, professor universitário, consultor técnico e palestrante. No entanto, grande parte de seu tempo é dedicado à educação. O astronauta acredita que ao compartilhar sua experiência de vida com outros jovens pode encorajá-los a ir em busca de seus sonhos.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Mais uma importante participação do astronauta Marcos Pontes em um evento de grande significado para o aprendizado de nossos jovens e de nossa sociedade, tão carentes e desinformados quanto à importância que a área de ciência e tecnologia tem para uma sociedade moderna. Parabéns ao Marcos Pontes pela sua contribuição visando mudar a cara de país. Parabéns ao MCT e a AEB pela iniciativa esperando que continuem nesse caminho e torcendo por melhores dias para o nosso cambaleante Programa Espacial Brasileiro. Marcos, eu endosso o que você disse: Certamente a “educação é a solução para todos os problemas de uma nação”.

Comentários