CLBI Realiza Reunião para Definir Operação Maracati II


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia 01/10 no site "Flight News Releases" destacando a realização no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) da 1ª Reunião de Acompanhamento de Interfaces da Operação Maracati II (RAI). Essa reunião foi realizada para definir detalhes dessa operação que se realizará no CLBI com os foguetes Improved Orion americano e o VSB-30 brasileiro.

Duda Falcão

CLBI Sedia Reunião de Planejamento para Lançamento de Foguetes

Thursday, October 1, 2009

Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) sedia a 1ª Reunião de Acompanhamento de Interfaces da Operação Maracati II (RAI), com a participação de oficiais e engenheiros deste Centro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O objetivo da reunião é o de dar informações básicas sobre a Operação Maracati II e os experimentos a serem realizados, visando facilitar a verificação dos meios operacionais de preparação, montagem, testes e rastreio, considerando os veículos a serem lançados e suas cargas úteis, bem como identificar necessidades de atualização desses meios.

Essa Operação prevê o lançamento de um foguete VSB-30 do IAE, com carga útil da Agência Espacial Brasileira (AEB), construída pelo Centro Espacial Alemão (DLR) e pelo IAE, denominada MICROG1A e desenvolvida para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.

O lançamento do VSB-30 será precedido por um lançamento do foguete Orion V03, sem carga útil, para treinamento das equipes e sistemas operacionais e apronto das estações de rastreio do Centro de Lançamento.

O Coordenador da 1ª RAI, Coronel Siqueira, registra que as informações dos sistemas operacionais e meios disponíveis será item a ser analisado pelo Diretor do DCTA para lançamento no CLBI ou no Centro de Lançamento de Alcântara. “Esta reunião além de fornecer as informações básicas sobre a campanha, tem o objetivo de analisar os sistemas técnicos dos Centros, bem como a capacidade para realização das campanhas, definindo os acertos técnicos prioritários”.


Fonte: Site Flight News Releases

Comentário: Apesar da notícia não confirmar o período da realização da “Operação Maracati II” acredito que a mesma venha ser realizada ainda esse ano, ou no final de novembro ou na primeira quinzena de dezembro. Essa operação que será capitaneada pelo foguete brasileiro VSB-30, será mais um vôo do bem sucedido “Programa Microgravidade” da AEB com experimentos da comunidade científica brasileira. Esses vôos do “Programa Microgravidade” são de suma importância para o PEB e para a comunidade científica brasileira, pois possibilita aos pesquisadores o acesso ao espaço em ambiente de microgravidade onde os mesmos poderão fazer experiências científicas e tecnológicas do interesse do PEB e da sociedade brasileira. Infelizmente a quantidade de vôos para o “Programa Microgravidade” têm demonstrado ser insuficiente para atender de forma ágil a demanda existente para esse tipo de evento. Em minha opinião seria necessário pelo menos 3 operação anuais desse tipo para que o programa pudesse atender melhor a comunidade científica.

Comentários