Sonho de Muitos, Realização de Poucos


Olá leitor!

Convido você a ver abaixo o vídeo do lançamento do primeiro protótipo do foguete Ares-1 da NASA (Agência Espacial Americana) que foi lançado com sucesso nesta quarta-feira (28/10) e que deverá substituir futuramente os ônibus espaciais.

Esse lançamento ocorreu exatamente as 13h30 (pelo horário de Brasília) a partir da plataforma 39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A ignição dos motores foi seguida do violento estrondo provocado pelo poderoso foguete de 1300 toneladas de empuxo, acompanhado de uma grande labareda que lembrava o lançamento dos foguetes Saturno 5 (que saudades que tenho desse monstro), que levaram o Homem à Lua nas décadas de 1960 e 1970. Com 107 metros de altura e 800 toneladas de peso, o foguete rapidamente ganhou altura e em poucos segundos sua velocidade já ultrapassava a barreira do som.

Fazendo uma comparação com o desenvolvimento do VLS-1, o projeto do mesmo foi iniciado por volta de 1984 e até hoje não funcionou, o Ares-1 é um foguete que foi desenvolvido em um período de aproximadamente quatro anos, desde o anuncio de apoio ao “Programa Constellation” feito pelo então presidente George Bush, até esse vôo teste de ontem.

Será um sonho impossível acreditar que um dia o Brasil ainda poderá chegar lá?

Vídeo do Primeiro Vôo Teste do Foguete Ares-1 - 28/10/2009

Comentários