AEB Realiza Palestra Sobre PEB em São José dos Campos


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (03/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando a palestra sobre o PEB realizada em São José dos campos (SP), neste domingo (01/03), durante a realização da solenidade de abertura da V Jornada Espacial promovida pela a agência.

Duda Falcão

Palestra sobre o Programa Espacial Brasileiro na abertura da V Jornada Espacial

Coordenação de Comunicação Social/AEB
03-11-2009


A solenidade de abertura no domingo (01) da V Jornada Espacial, promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em São José dos Campos (SP), foi marcada pela palestra do diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Thyrso Villela Neto, sobre O Programa Nacional de Atividades Espaciais e o Programa AEB Escola e os esforços que estão sendo feitos para que o país tenha efetivamente sua missão espacial completa. Conforme Thyrso Villela, o negócio espacial ao redor do mundo rende anualmente cerca de US$ 270 bilhões. O diretor ainda destacou que o Programa AEB Escola já treinou em todo o país mais de 1,1 mil professores das redes de ensino pública e privada, beneficiando 260 mil alunos.

“Esperamos que esse jovens possam um dia fazer parte do Programa Espacial Brasileiro, seja trabalhando nos institutos parceiros do programa ou nas indústrias ligadas ao setor aeroespacial”, completou o diretor da AEB. O evento de abertura, ocorrido no auditório de computação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) contou com a presença de representantes do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do DCTA, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Até o dia 6, 60 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de 22 estados e do Distrito Federal participarão de visitas aos institutos, oficinas, cursos e palestras voltadas ao setor espacial.

Para Alexandre Manhães, aluno do Colégio Anglo-Americano, de Foz do Iguaçu (PR), foi uma grande alegria ter sido selecionado para a Jornada. O jovem, que também passou para na seleção para Academia da Força Aérea (AFA), está eufórico para participar das atividades. Para a mineira de Belo Horizonte, Amanda Bruno, que cursa o 3º ano do ensino médio da Fundação Torino, a Jornada é uma oportunidade no sentido de se obter conhecimentos extra-curriculares.

A Jornada Espacial, uma das ações do programa AEB Escola, busca despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com pesquisadores das áreas de Astronomia e Astronáutica. O evento também é uma oportunidade para os estudantes demonstrem seus conhecimentos e habilidades.

Durante a semana, alunos e professores visitarão o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Observatório Astronômico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outros órgãos. Nesta edição, serão abordados temas como o contexto histórico da corrida espacial e seus benefícios, a astronomia espacial, os satélites e as plataformas, a tecnologia GPS, a robótica, o veículo lançador de satélites, as ciências espaciais e o Programa Espacial Brasileiro.

Os estudantes foram selecionados, em maio, por meio da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente pela AEB em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Mais de 864 mil alunos de 10 mil escolas de todo o país participaram da OBA, que visa popularizar o ensino de Astronáutica e de Astronomia junto a educadores e alunos. As escolas cadastradas recebem todo o material didático sobre os assuntos abordados na prova olímpica.

Programação – Nesta quarta-feira (4), haverá palestra de Petrônio Noronha de Souza, chefe do Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Inpe, com o tema “Satélites e Plataformas Espaciais”. No dia 6, os benefícios da era espacial serão abordados pelo professor José Bezerra Pessoa Filho, do DCTA.

03/11

- 08h30 às 10h – Passeio ao Centro de Visitantes do Inpe
- 10h30 às 12h – Visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT/Inpe)
- 14h às 15h30 – Interpretando Imagens e Satélites – palestrante Dra. Elisabete Caria Moraes (Inpe) 16h às 17h30 - Experimentos Didáticos de Astronomia em sala de aula - palestrante Prof. Dr. João Batista Canalle (UERJ)
- 18h30 às 20h30 – Observação Noturna Eventos / Palestrantes Professores

04/11

- 08h30 às 10h – Satélites e Plataformas Espaciais – palestrante Dr. Petrônio Noronha de Souza (Inpe)
- 10h30 às 12h – Meteorologia e Ciências Ambientais – palestrante M.Sc. Marcos Barbosa Sanches (Inpe)
- 14h às 14h45 – O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – palestrante Prof. Luis Carlos Rossato (ITA/DCTA)
- 15h às 16h – Visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)
- 16h30 às 18h – Lançamento de Foguetes – palestrante Dr. Guido Damilano (IAE/DCTA)

05/11

- 08h30 às 10h – O Veículo Lançador de Satélites (VLS) – palestrante M.Sc. Danton J. Villas Boas (IAE/DCTA)
- 10h30 às 12h – A Tecnologia GPS – palestrante Dr. Leandro Toss Hoffmann (Inpe)
- 14h30 às 15h30 – Os Satélites de Comunicação e a Televisão – palestrante Eng. Sandro Sereno (TV Vanguarda)
- 16h30 às 18h30 – Temática Espacial em sala de aula, A Exploração Espacial, a Robótica e Aprimorando os Foguetes de Garrafa Pet – palestrantes professores Izaias Cabral Filho e Jaime Pereira Antunes (SEDF)

06/11

- 08h30 às 10h – Os benefícios da Era Espacial – palestrante Dr. Bezerra Pessoa Filho (IAE/DCTA)
- 10h30 às 12h – As Ciências Espaciais no Ano Internacional da Astronomia – palestrante Prof. Dr. José Leonardo Ferreira (AEB Escola/AEB)
- 16h às 18h30 – Encerramento

SERVIÇO:

V Jornada Espacial - Agência Espacial Brasileira (AEB) – Programa AEB Escola
01 a 6 de novembro
São José dos Campos (SP)


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Sou um admirador desse programa AEB Escola que considero de grande sucesso pelos motivos já apresentados em meus comentários aqui no blog, e, portanto nesse ponto a AEB merece meus parabéns. Acredito inclusive que junto com o programa dos satélites sino-brasileiros, os mesmos são exemplos a serem seguidos dentro do PEB. Infelizmente isso não ocorre nos programas como o Uniespaço e o de Microgravidade, que não tem havido o avanço que poderia ter sido alcançado se realmente houvesse uma gestão bem focada e bem administrada e o PEB fosse um programa estratégico, como governo vem alardeado.

Comentários

  1. Noticia triste, o Von Braun da China morreu:

    http://unidadedecarbonoterra.blogspot.com/2009/11/morre-tsien-hsue-shen-1911-2009-pai-do.html

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ricardo, uma grande perda para o Programa Espacial Chinês. No entanto, a contribuição dele foi dada e muito bem assimilada pelos seus discípulos. Já no Brasil, o Jaime Boscov (pai do Programa VLS e outros do PEB) não teve o apoio necessário para realizar o que pretendia. Em breve estarei postando maiores informações sobre o Boscov.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  3. Vou ficar na espera. Lembro de ter lido sobre ele nos anos 80, na Revista Ciencias Ilustradas que mostrava a evolução da família sonda até chegar ao VLS. Gostaria de saber muito o que ele está fazendo e mesmo qual seria a opinião dele sobre a atual fase do programa espacial brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que pude apurar está sim Ramir. Veja em breve a nota que irei postar no blog sobre o mesmo

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário