Alunos Participantes da V Jornada Espacial Visitam o LIT


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (03/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando a visita na manhã desta terça-feira (03/11) dos estudantes participantes da V Jornada Espacial ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Duda Falcão

Estudantes conhecem o Laboratório de Integração e Testes do INPE

Coordenação de Comunicação Social/AEB
03-11-2009


Setes estudantes das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Terezina (PI), Palminópolis (GO), Bauru (SP), Goiânia (GO) e São José dos Campos (SP) que integram a V Jornada Espacial, realizada em São José dos Campos, visitaram, na manhã desta terça-feira (3), o Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde conheceram as câmaras óptica e de vácuo. A atividade fez parte da programação da Jornada.

Wallisson Teodoro, do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Desembargador Halmilton Velasco, de Palminópolis, disse que o evento foi importante. "As instalações do LIT concorrem de igual para igual com outros institutos de países desenvolvidos. O Brasil se destaca no hemisfério sul com um laboratório único", comentou.

Nesta quarta-feira (4), os professores e alunos lançarão seu próprios foguetes, todos produzidos com garrafas Pet, a partir das 16 horas, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

SERVIÇO:

V Jornada Espacial - Agência Espacial Brasileira (AEB) - Programa AEB Escola
01 a 6 de novembro
São José dos Campos (SP)


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Quando vejo uma notícia como esta, continuo acreditando que o Programa Espacial Brasileiro irá alcançar seus objetivos mais cedo ou mais tarde, apesar das más gestões e dos politiqueiros de plantão. Afinal, a história da Astronáutica demonstra que qualquer programa espacial governamental para se desenvolver precisa do apoio incondicional da sociedade ao qual ele representa. Portanto, a decisão de trazer a sociedade para dentro do programa através dos jovens é um iniciativa elogiável quanto acertada por parte da AEB e certamente trará grandes benefícios para o programa no futuro.

Comentários