Os Russos Estão Chegando no Brasil


Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada hoje (12/11) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski destacando que a Agência Espacial Russa (Roscomos) terá a partir de 2010 dois representantes permanentes no Brasil.

Duda Falcão

Os Russos Estão Chegando (no Brasil)

12/11/2009

A Roscomos, agência espacial da Rússia, terá a partir de 2010 dois representantes permanentes no Brasil, segundo informação recebida pelo blog de fonte bastante confiável. Os dois representantes ficarão alocados na embaixada do país, em Brasília (DF).

A decisão de alocar representantes no Brasil demonstra o interesse russo em ampliar o escopo da cooperação espacial com o País. Já há muitos anos, a Rússia coopera com o Programa VLS. O sistema inercial utilizado pelos três foguetes já construídos são de origem russa, e após o acidente do VLS-1 V03, em agosto de 2003, empresas daquele país foram contratadas para uma revisão técnica do lançador brasileiro.

A Rússia também tem colaborado fortemente para o desenvolvimento de tecnologia em propulsão líquida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Ao menos outras duas áreas atraem a atenção russa: sistemas de posicionamento global (Glonass), e comunicações. As negociações visando a um possível envolvimento do Brasil com o programa Glonass estão relativamente avançadas, discutindo-se, inclusive, a possibilidade de fabricação, no País, de receptores terrestres (vejam a postagem "Glonass, Rússia e Brasil").

Indiretamente, a Rússia também tem envolvimento espacial com o Brasil por meio da binacional Alcântara Cyclone Space (ACS): grande parte dos componentes e tecnologia adotadas pelo lançador ucraniano Cyclone 4 são oriundos do país vizinho.


Fonte: Blog Panorama Espacial - André Mileski

Comentário: Sou um entusiasta desse acordo desde que o mesmo foi assinado e torço para que venha realmente ajudar o Brasil. No entanto, existem rumores de que o mesmo não está funcionando como deveria e existe insatisfação de ambas as partes. Talvez essa vinda dos representantes da Rocosmos seja para contornar os problemas, pois se realmente eles existem, terão de ser contornados antes de qualquer ampliação do acordo.

Comentários