Conselho de Altos Estudos da Câmara Ouvirá Ministro


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (02/03) no site da “Agência Câmara” destacando que o “Conselho de Altos Estudos e Avaliação da Câmara Federal” irá ouvir nesta quarta-feira (03/02) o ministro da “Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República”, Samuel Pinheiro Guimarães sobre as políticas nuclear e espacial brasileira.

Duda Falcão

Conselho Ouvirá Ministro Sobre Políticas Nuclear e Espacial

Agência Câmara
02/03/2010 - 12:31


O Conselho de Altos Estudos e Avaliação da Câmara vai ouvir nesta quarta-feira (3) o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães, sobre as políticas nuclear e espacial brasileira. A palestra está marcada para as 14h30, na sala de reunião da Mesa Diretora.

A Secretaria de Assuntos Estratégicos vem realizando estudos e planejamentos de longo prazo voltados às áreas espacial e nuclear, relacionados às tecnologias para o lançamento de satélites e ao ciclo industrial de enriquecimento de urânio. As políticas nuclear e espacial são assuntos considerados prioritários pela Estratégia Nacional de Defesa, juntamente com a tecnologia da informação e comunicação.

O presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), ressalta que o conselho vai concluir neste ano um estudo sobre a política espacial brasileira. O relator desse estudo é o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Além disso, o conselho vai iniciar a elaboração de um estudo sobre a política nuclear, a partir de proposta do deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Confira reportagem especial da TV Câmara sobre os desafios do programa espacial brasileiro.


Fonte: Site da Agência Câmara

Comentário: Mais uma dessas conversas na Câmara Federal sobre a política espacial. Desde o acidente com o VLS-1 em 2003 ocorreram diversas audiências públicas, debates, encontros, seminários e tantos outros eventos, onde se falou muito, se discutiu muito, mais como era de se esperar, nada foi feito. O que o PEB precisa mesmo é de pouca conversa e mais ação. O PEB precisa de gestores que tracem metas, definam como alcançá-las e metam a mão na massa, com a competência e dinamismo que essa área altamente qualificada exige. Chega de blá-blá-blá político que não leva a nada. Afinal todos já conhecem os problemas do “Programa Espacial Brasileiro” e suas soluções, e já passou da hora de agir, queremos ação, o tempo está passando e o atraso tecnológico já é incalculável.

Comentários