Brasil e Espanha Criam Projeto para Buscar Energia Escura

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/06) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que brasileiros e espanhóis criaram um projeto para buscar a energia escura do universo.

Duda Falcão

Brasileiros e Espanhóis Criam Projeto para Buscar a Energia Escura

10/06/2010 - 16:26

Uma das maiores descobertas científicas nas últimas duas décadas é que a expansão do Universo está acelerando. Essa aceleração cósmica sugere a existência de uma nova componente de energia que permearia o Universo com propriedades físicas exóticas, ou que a gravitação de Einstein deve ser modificada em grandes escalas.

Como a Relatividade Geral – em que Albert Einstein trata da gravitação – é considerada uma das melhores teorias de toda a ciência, astrofísicos e cosmólogos têm trabalhado com a hipótese da energia escura. Esta representaria próximo de 75% do universo atual, enquanto outros 20% seriam matéria escura e radiação, e apenas 5% a matéria bariônica que conseguimos ver. Sua natureza, contudo, ainda é um mistério tão grande que foi considerada a primeira das “25 Grandes Perguntas” que a revista Science listou a serem respondidas no período de 25 anos, em 2005.

Para descobrir mais sobre a energia escura, um grupo de cientistas espanhóis e brasileiros está desenvolvendo o projeto PAU (Physics of the Accelerating Universe). Também conhecido como J-PAS (Javalambre PAU Astrophysical Survey), ele terá um telescópio de 2,5m de diâmetro construído exclusivamente para o projeto pela província de Aragon, na Espanha, ao custo de 14 milhões de euros.

Instalado no Pico de Buitre, Sierra de Javalambre, em Teruel, a 1.957 metros de altura e em uma das regiões mais escuras da Europa, o telescópio será equipado com uma câmera com 14 CCDs de 10,5 mil pixels cada, o que se traduzirá em imagens de 1,5 Gb. Com custo estimado em 3 milhões de euros, ela será em sua maior parte concebida e gerenciada no Brasil, o que significa que o investimento terá um retorno imediato em termos de inovação e tecnologia que pode ser explorados pela indústria nacional.

Com observações previstas para começarem em 2012, o PAU terá quatro anos de duração, com resultados preliminares em 2014. Com foco na energia escura, ele fará um levantamento de oito mil graus quadrados no céu, o que significa que mais de 100 milhões de galáxias poderão ser observadas, beneficiando todas as áreas da astronomia.

PAU-Brasil

“Mesmo o grupo do Observatório Nacional especializado em asteróides ficou animado, apesar de o projeto ter motivação cosmológica e extragalática. Até porque nosso levantamento será em 42 cores, contra as quatro ou cinco que costumam ser utilizadas para este modelo de projeto. Acredita-se que asteróides com a mesma cor tenham se formado na mesma região da galáxia”, afirma Renato Dupke, astrofísico do Observatório Nacional (ON/MCT), no Rio de Janeiro, e coordenador do PAU-Brasil. “O PAU é o projeto mais competitivo, em termos de quantidade de ciência por dinheiro investido, para estudos cosmológicos nesta década.”

Por ser um dos países participantes, o Brasil ainda terá prioridade no uso dos dados conforme eles forem sendo liberados. E apesar de o País não ter que arcar com custos de manutenção do telescópio, pesquisadores brasileiros ainda terão direito a utilizá-lo por mais três anos após o término do projeto.

BAO

No que diz respeito à energia escura, como ela é considerada uma das variáveis da evolução do universo, o PAU vai observar os primeiros instantes do Big Bang em busca dos Baryon Acoustic Oscillations (BAOs), que são como registros sonoros das primeiras formações de matéria. Medições de BAOs são hoje o método mais promissor de investigação da energia escura e o PAU se propõe a fazer medições com um nível de precisão que ainda não foi obtido.

Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: É muito bom está observando este momento de crescimento da Astrofísica brasileira e de suas ciências correlatas. Nos últimos dez anos essas ciências têm alcançando um grande desenvolvimento aumentando em muito a participação brasileira nos grandes projetos mundiais e nas descobertas feitas pela humanidade. A contribuição brasileira tem sido bastante significativa em todas as áreas e os profissionais deste setor estão de parabéns.

Comentários