Projeto do INPE Mapeia Vegetação em Municípios do MT

Olá leitor!


Segue abaixo uma nota postada dia (24/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que projeto do instituto mapeia vegetação de municípios do estado do Mato Grosso.


Duda Falcão


Projeto Mapeia Vegetação em Municípios do Mato Grosso


24/04/2010


Os primeiros resultados do mapeamento dos biomas Floresta e Cerrado no Mato Grosso mostram como evoluiu a ocupação das terras em São José do Xingu, Colniza, Água Boa e Reserva do Cabaçal. O Panamazônia, projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), classifica as condições dos biomas em fragmentos florestais, desflorestamento e rebrotas, entre outras legendas. As mudanças da cobertura vegetal se revelam no estudo dos mapas feitos a partir de imagens de satélites.


Foram utilizadas imagens de 1973 a 1980, obtidas pelo sensor MSS dos satélites Landsat, complementadas por mosaicos de 1990 e 2000 do Geocover. As imagens mais recentes, de 2009, são do Modis, sensor a bordo dos satélites Terra e Aqua. O processamento e todo o trabalho para a visualização e interpretação das imagens, como a ortorretificação, foram realizados com o software Spring. Ao estudo das imagens se somam os resultados obtidos durante verificações em campo.


São José do Xingu e Colniza, situados no bioma Floresta, e Água Boa e Reserva do Cabaçal, em áreas classificadas como savanas (Cerrado), foram selecionados para a verificação em campo pela equipe do Panamazônia por apresentarem desflorestamentos e rebrotas em diferentes níveis. Enquanto em São José do Xingu e Água Boa há grandes áreas desmatadas, em Colniza e Reserva do Cabaçal a vegetação está mais preservada.


A equipe do Panamazônia está estendendo o mapeamento para todos os municípios do Mato Grosso, com o objetivo de gerar informações que possam ser utilizadas pelos gestores locais.


A figura abaixo mostra a localização dos municípios estudados e os principais resultados quantitativos. Foram considerados dados obtidos em dois trabalhos de campo, realizados em novembro de 2009 e maio de 2010.


Mais informações na página www.dsr.inpe.br/panamazon



Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Olá Duda eu tenho uma noticia interessante ,amanhã(27) por volta do meio dia ,vai pousar aqui em São José dos campos um Boeing C-17 da Força Aérea Americana com o Satélite SAC-D/Aquarius abordo para realizar testes no INPE ,segundo a noticia o C-17 retornara a Bariloche ,amanhã a noite para segunda feira voltar para São José Dos Campos novamente , transportando os restantes dos equipamentos .

    Abraços.

    http://www.elpatagonico.net/index.php?item=viewlast&ref=ultimas&id=115873&sec=eco

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela dica André,

    Estarei postando a matéria em espanhol em breve.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário