Sistema DETER Aponta Desmatamentos na Amazônia


Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada dia (07/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o "sistema DETER" detectou 103.5 km² de desmatamentos na Amazônia no bimestre março-abril.

Duda Falcão

DETER Aponta 103.5 km² de Desmatamentos

na Amazônia no bimestre Março-Abril


07-06-2010

Sistema DETER - Detecção do Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou nos meses de março e abril, respectivamente, 51.79 km2 e 51.71 km2 de desmatamentos por corte raso ou degradação progressiva na Amazônia Legal, somando 103.5 km2.

A tabela abaixo mostra o total de desmatamentos verificados no bimestre pelo DETER para os estados da Amazônia Legal:

No período de chuvas na Amazônia, quando se torna mais difícil a observação por satélites por causa da intensidade de nuvens que cobrem a região, o INPE divulga os resultados do DETER agrupados por bimestre. Mas o sistema mantém sua operação regular enviando dados quinzenalmente ao IBAMA. Os dados detalhados para os meses de março e de abril estão disponíveis na página do DETER: www.obt.inpe.br/deter.

Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, os dados do DETER não representam uma avaliação fiel do desmatamento mensal da floresta amazônica. Pelos mesmos motivos o INPE não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos.

A cada divulgação sobre este sistema de alerta o INPE apresenta também um relatório de avaliação amostral dos dados, detalhando a localização dos desmatamentos e indicando em mapa onde não houve observação via satélite devido à cobertura de nuvens. Confira aqui o relatório de avaliação do bimestre março-abril de 2010.

O sistema DETER

Em operação desde 2004, o DETER (Detecção do Desmatamento em Tempo Real) é um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. Embora os dados sejam divulgados em relatórios mensais ou bimestrais, os resultados do DETER são enviados a cada quinzena ao IBAMA, responsável por fiscalizar as áreas de alerta.

O sistema indica tanto áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.

Como DETER utiliza dados do sensor MODIS do satélite Terra, com resolução espacial de 250 metros, é possível detectar apenas polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares. O INPE reitera que nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo sistema, devido à cobertura de nuvens. Contudo, a menor resolução dos sensores usados pelo DETER é compensada pela capacidade de observação diária, que torna o sistema uma ferramenta ideal para informar rapidamente aos órgãos de fiscalização sobre novos desmatamentos.

Todos os dados do DETER são públicos e podem ser consultados no site www.obt.inpe.br/deter.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários