UFABC Participa do Projeto de Propulsão a Laser do IEAv

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia 11/06 no site da “Universidade Federal do ABC (UFABC)” destacando que o professor Israel Rêgo está participando como co-pesquisador do programa de propulsão a laser do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA.

Duda Falcão

UFABC Participa de Experimento Inéditos

Sobre Propulsão a Laser

Assessoria de Comunicação e Imprensa

11/06/2010

O professor da UFABC Israel Rêgo é co-pesquisador de um novo conceito sobre propulsão aeroespacial, conhecido como propulsão a laser. Atualmente, este conceito tem sido investigado no laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica do Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica, localizado na cidade de São José dos Campos, em colaboração com a Força Aérea Norte Americana e o Rensselaer Polytechinic Institute.

Aeronaves são tradicionalmente lançadas ao espaço através da propulsão Química, que, além de muito cara, polui o ambiente e não é totalmente segura. A propulsão a laser é um conceito revolucionário de acesso seguro, barato, rápido e ecologicamente correto ao espaço, onde a energia de feixes de laser é convertida em energia de movimento da aeronave. "Feixes de luz acelerando aeronaves rumo ao espaço podem deixar de ser uma ficção científica", acredita o professor.

Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentário: É muito bom saber que o IEAv está abrindo oportunidades em seus projetos de vanguarda para pesquisadores de universidades brasileiras. E vale lembrar que essa jovem universidade fundada em 2007 (se não me engano) também está envolvida com outros projetos de grande relevância na área espacial e entre eles o maravilhoso e ainda não aprovado projeto ASTER, que já foi abordado aqui outras vezes. Parabéns a UFABC e ao IEAv pela parceria.

Comentários