Bolsa de PD em Mudanças de Uso da Terra na Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto dispõe de uma bolsa de pós-doutorado, por um período de um ano, para o desenvolvimento do Subprojeto intitulado: “Detection and description of occupation patterns and trajectories in multitemporal satellite data”.

Duda Falcão

Bolsa de PD em Mudanças de Uso da Terra na Amazônia

19/08/2010

O Projeto Temático “Land use Change in Amazônia: Institutional analysis and modelling at multiple temporal and spatial scales”, financiado pela FAPESP, dispõe de uma bolsa de pós-doutorado, por um período de um ano, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para o desenvolvimento do Subprojeto intitulado: “Detection and description of occupation patterns and trajectories in multitemporal satellite data”.

O projeto de pós-doutorado consiste no desenvolvimento de novas metodologias para identificar e caracterizar os padrões e as trajetórias de ocupação na região Amazônica usando técnicas de mineração de dados, ecologia da paisagem e análise multitemporal de dados. O resultado final é o desenvolvimento de um framework que permite, de forma fácil e eficiente, a análise dos padrões de desflorestamento associados com os diferentes processos e estágios de ocupação humana na Floresta Amazônica.

O candidato deve ter graduação e título de doutor (recente) em Ciência da Computação, publicações em Inglês em revista indexada, experiência em programação C++ e Java, conhecimento em técnicas de processamento digital de imagens (segmentação) e teoria de grafos. É esperado, também, que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos, em Inglês.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 01/09/10: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e três cartas de recomendação.

Os documentos devem ser enviados até o dia 01/09/10 para:

Dra. Leila Fonseca

Divisão de Processamento de Imagens – DPI

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Av. dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja

12227-010, São Jose dos Campos, SP

Confira edital completo em português e inglês

Outras informações podem ser obtidas por e-mail endereçado à Dra. Leila Fonseca: leila@dpi.inpe.br.

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários