CPTEC e o XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) participou do "XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia".

Duda Falcão

CPTEC/INPE Participa do XVI

Congresso Brasileiro de Meteorologia

20/09/2010

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) participou do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMet), de 13 a 17 a setembro, em Belém, Pará. Sob o tema “Amazônia e o Clima Global”, o evento contou com mais de 1.200 participantes do Brasil, Peru, México, Espanha, entre outros países. Durante os dias de congresso foram apresentados cerca de 800 trabalhos.

No estande do INPE foram realizadas apresentações sobre os produtos de previsão e verificação dos modelos de previsão climática, elaborados durante o processo de reconhecimento do CPTEC como um Centro Global de Previsão de Longo Prazo da Organização Meteorológica Mundial (GPC-WMO); dos vídeos diários de previsão de tempo e do produto de alerta para todas as cidades brasileiras; do monitoramento de queimadas; do sistema GEONETCast e do Laboratório Virtual da Divisão de Satélites Ambientais (DSA) do INPE. A Divisão de Geração de Imagens (DGI) e a Divisão de Processamento de Imagens (DPI) também fizeram apresentações no estande.

No dia 14 de setembro, o Dr. Luiz Augusto Toledo Machado, coordenador geral do CPTEC, lançou oficialmente o novo portal do Centro e o meteorologista José Alberto da Silva Ferreira apresentou a nova estrutura do portal para os participantes do Congresso que visitaram o estande.

Durante o Congresso foram realizadas entrevistas com palestrantes de diferentes instituições, como USP, MCT, INPA e Defesa Civil Nacional, dentre outras. As entrevistas, notícias e fotos da participação do CPTEC/INPE durante o XVI CBMet podem ser conferidas na página http://eventos.cptec.inpe.br/xvi-cbmet/

Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas em http://www.cbmet2010.com/

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários