Pesquisador do INPE Lança Livro para Estudantes


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisador do instituto lança livros para estudantes e professores.

Duda Falcão

Pesquisador do INPE Lança Livros para
Estudantes e Professores

14/09/2010

Estudantes e professores de ensino médio e fundamental acabam de ganhar duas importantes contribuições de apoio didático na área de mudanças ambientais globais. A editora Barsa Planeta Internacional lançou no mês passado o livro “Conservação do Meio Ambiente, Aquecimento Global e Desafios para o Século 21”. Escrito por Gilvan Sampaio, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com colaboração de Simone Violante e Maria Eugênio Camargo, a publicação da Barsa aborda as principais questões relacionadas às influências e interferências do homem no planeta. O livro é dividido em cinco unidades: Meio Ambiente, A influência do homem, Aquecimento Global, A situação do Brasil e Ecologia e Conservação.

O outro livro “Mudanças Climáticas”, também de autoria de Gilvan Sampaio, com Neilton Fidelis da Silva (Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas) e Rachel Martins Henriques (Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais), é o volume 13 da coleção Explorando o Ensino, editado pelo Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Este livro traz uma ampla gama de conhecimentos científicos sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas e suas repercussões nas esferas social, ambiental e econômica.

Por sua abordagem multidisciplinar, os textos permitem explorar conceitos que envolvem várias ciências: a Química, a Geologia, a Biologia, a Geografia, a História a Física, a Sociologia, a Paleontologia, a Meteorologia entre outras.O livro é dividido em sete capítulos, cada um deles trazendo, além do conteúdo principal, elementos interativos e informativos adicionais, como as seções “Saiba mais” e “Pense nisso!”, Glossário, Leitura Complementar e atividades (experiências) testadas e validadas em sala de aula e em cursos do Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira.

Outros pesquisadores do INPE também colaboraram no volume 13 da coleção Explorando o Ensino: David Lapola, Giovanni Dolif Neto, Hélio Camargo Júnior, José Fernando Pesquero, Luis Fernando Salazar, Manoel Ferreira Cardoso, Marcos Barbosa Sanches e Marina Hirota Magalhães.

“Mudanças Climáticas” está disponível para download no site do Ministério da Educação.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários