INPE e ANATEL Promovem Seminário em SJC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) promoverão em São José do Campos (SP) o "1º Seminário de Uso do Espectro Eletromagnético pelos Serviços Científicos”, entre 27 e 29 de outubro.

Duda Falcão

INPE e ANATEL Promovem Seminário Sobre
Uso do Espectro Eletromagnético

22/10/2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através da Coordenação de Engenharia e de Tecnologia Espacial (ETE), e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) promovem o 1º. Seminário de Uso do Espectro Eletromagnético pelos Serviços Científicos, entre 27 e 29 de outubro, em São José dos Campos (SP).

O seminário tem como objetivo principal discutir as necessidades de uso do espectro eletromagnético para os serviços científicos, suas aplicações e seus benefícios para a sociedade. Diante das necessidades crescentes de faixa de transmissão, sobretudo para aplicações como acesso à internet e celular, os serviços científicos vêm sofrendo interferências de serviços ativos na área de telecomunicações, às vezes inviabilizando a coleta de dados por pesquisadores.

Recurso natural, limitado e escasso, o espectro eletromagnético é utilizado pela comunidade cientifica para observar e coletar informações sobre o universo, a Terra e o ambiente espacial que a cerca.

Os temas a serem discutidos são missões/tecnologias espaciais, organização da Comissão Brasileira de Comunicações 2 e sua interação com órgãos internacionais, procedimentos regulatórios para uso de radiofreqüências, emissões de tempo e de freqüência padrão, operação espacial, aplicações em meteorologia, aplicações em observação da terra por satélite, radares de abertura sintética, radioastronomia e pesquisa espacial (aeronomia e geofísica espacial).

O INPE é um dos maiores usuários do espectro eletromagnético no Brasil, considerando os tipos de serviços. Com exceção das emissões de freqüência padrão e sinais de tempo, o INPE opera todos os outros serviços científicos: pesquisa espacial, operação espacial, exploração da Terra por satélite, meteorologia e radioastronomia.

Serviços:

Evento: 1º Seminário sobre uso do espectro eletromagnético INPE/ANATEL
Data: 27, 28 e 29 de outubro
Local: Auditório do Lambda, sede do INPE
Horário de abertura do seminário: 15h30


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários