INPE e Prefeitura de São José Oferecem Curso

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (06/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto e a Prefeitura São José dos Campos (SP) oferecem curso aos professores da rede pública para incentivar a Educação Ambiental.

Duda Falcão

INPE e Prefeitura de São José Oferecem Curso
para Incentivar a Educação Ambiental

06/10/2010

Professores da rede pública participarão, no próximo dia 26, de um curso sobre o uso de imagens de satélite em sala de aula, durante o 6º Encontro com Usuários de Imagens de Satélites de Sensoriamento Remoto (6ºEUsISSeR), que será realizado no campus do Parque Tecnológico, em São José dos Campos.

A iniciativa “Sensoriamento Remoto e Geotecnologia na Educação” é resultado de uma parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da prefeitura da cidade, com apoio do Programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira.

A finalidade última do projeto é levar conhecimento aos alunos, futuros tomadores de decisão, sobre ferramentas das quais dispõem para monitorar a exploração de florestas, o uso da terra e dos recursos naturais do Planeta.

O curso para professores, que terá duração de quatro horas (13h às 17h), vai abordar os fundamentos de sensoriamento remoto, os conceitos básicos para a formação de imagens de satélite, o comportamento espectral dos objetos terrestres, os diferentes sensores e seus produtos.

O EUsISSeR acontece a cada dois anos, desde 2000, mas é a primeira vez em São José dos Campos. Esta edição terá também um módulo para capacitação de jornalistas. Para obter maiores informações e fazer as inscrições, acessar http://www.dgi.inpe.br/usr/eusisser-6/index.php.

O evento é coordenado pela Divisão de Gerenciamento de Imagens (DGI) e tem como objetivo apresentar e informar os produtos para uso, além de orientar quanto às aplicações e formas de acesso às imagens dos satélites disponíveis no banco de imagens do INPE - o mais antigo do Hemisfério Sul.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários