INPE Leva Inovação à Feira do Jovem Empreendedor

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto levará inovação à "Feira do Jovem Empreendedor na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)".

Duda Falcão

INPE Leva Inovação à
Feira do Jovem Empreendedor na SNCT

15/10/2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participará entre os dias 18 e 24 de outubro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com várias programações, a maior delas a Feira do Jovem Empreendedor, que acontecerá no pavilhão de exposições do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Durante os sete dias, os visitantes terão oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelo INPE na área espacial, em um ambiente interativo, cheio de curiosidades. Na Feira, estudantes de diversas escolas da região vão expor trabalhos e projetos ligados à ciência e tecnologia, sobre o tema “Astros que brilham na Terra”.

O INPE terá ainda um stand interativo no pavilhão, onde os visitantes terão acesso a um sistema de realidade aumentada que trará informações sobre o Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

O INPE participará também, durante a feira, da mostra “São José Além dos Campos”, com a exposição de projetos de pesquisadores e tecnologistas do instituto, hoje reconhecidos em todo o país. No evento, serão expostos produtos fruto de pesquisas inicialmente direcionadas para o programa espacial brasileiro e que acabaram tendo utilidade no cotidiano, como é o caso da broca de diamante (um equipamento que pode substituir o famoso e temido aparelho de obturação usado pelos dentistas). Também será exposto o primeiro modelo da urna eletrônica, desenvolvida pelo INPE, em conjunto com o CTA.

Outra atração será uma grande maquete animada que ilustrará o funcionamento do LIT, (Laboratório de Integração de Testes da ). O LIT é o único laboratório do gênero do Hemisfério Sul e, além de testar satélites em construção, certifica produtos da indústria automobilística, equipamentos hospitalares, entre outros.

Além da Feira do Jovem Empreendedor, o INPE realizará uma série de atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), como palestras em escolas e visitações no campus do instituto. Os centros de pesquisa do INPE em Cuiabá (Mato Grosso), Natal (Rio Grande do Norte) e Santa Maria (Rio Grande do Sul) também participam da semana, com eventos que buscar despertar o interesse do público pelo universo das pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários