Brasil Desenvolve Novo Conceito de Radiador Espacial

Olá leitor!

Dentre as novas tecnologias espaciais em desenvolvimento no Brasil o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) vêm desenvolvendo em cooperação um novo conceito de radiador espacial para satélites denominado VESPAR (Variable Emittance Space Radiator).

Segundo o que o blog pode apurar esse projeto trata da fabricação e testes de um “Modelo de Desenvolvimento” de um novo tipo de radiador espacial que utiliza emissividade variável para controle térmico de equipamentos em um satélite.

Conceito físico do VESPAR

Com informações do site “Planejamento Colaborativo” do INPE o blog apurou que o desenvolvimento desse projeto encontra-se em andamento merecendo uma certa atenção por parte dos seus responsáveis (vejo pelo link http://www.inpe.br/twiki/bin/view/Acao/GestaoEte2010).

Para que o leitor tenha maiores informações sobre esse projeto convido-o a ler pelo link abaixo um artigo apresentado pelo INPE/UNIVAP durante a realização do “XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica” e do “IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação”, ambos realizados em outubro de 2009.


Duda Falcão


Fonte: Com informações do INPE/UNIVAP

Comentários

  1. Pois é Antônio,

    Aos poucos, apesar das dificuldades impostas pela inércia do governo, estamos avançando. É verdade que não como gostaríamos e poderíamos, mas esta é a nossa realidade de momento e felizmente apesar de tudo estamos andando.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário