Programa HiFIRE Prevê Lançar VS-30/Orion em 2011

Olá leitor!

Segundo informações que o blog tem colhido na net, a previsão de lançamento da “Missão HiFIRE 5” do programa “Hypersonic International Flight Research and Experimentation (HiFIRE)” é outubro de 2011 do Woomera Test Range, que fica no Sul da Austrália. Esse programa é uma cooperação entre a o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA (Air Force Research Laboratory (AFRL)) e o Defence Science and Technology Organisation (DSTO) do governo australiano.

Vale lembrar leitor que o foguete que será usado nesta missão será o “VS-30/Orion”, aumentando assim a participação brasileira em 2011 nas missões previstas para esta base australiana, já que dois VSB-30 (outras missões deste programa HiFIRE) como um VS-40 (Missão SHEFEX II) estão previstos para serem lançados de Woomera.

Essa programação vem demonstrar o grande trabalho realizado pelos pesquisadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) no desenvolvimento desses engenhos espaciais que agora estão sendo amplamente utilizados internacionalmente, trazendo divisas para o país e aumentando a participação da indústria brasileira no setor.

Duda Falcão

Concepção Artística do VS-30/Orion da Missão HiFIRE 5

Comentários