Recomposta Comissão Sobre Entrada do Brasil no ESO

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (12/11) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC destacando que foi recomposta a comissão encarregada de discutir em termos preliminares as condições de associação do Brasil ao European Southern Observatory (ESO).

Duda Falcão

Astronomia

Recomposta Comissão Sobre
Entrada do Brasil no ESO

Jornal da Ciência
12/11/2010

Comissão Especial encarregada de discutir em termos preliminares, as condições de associação do Brasil ao European Southern Observatory (ESO) foi reformulada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A Comissão Especial havia sido nomeada em 11 de junho, por portaria publicada no Diário Oficial da União de 14 de junho. Nessa fase inicial, a comissão apenas avalia as condições de viabilidade da associação ao ESO, para propor termos de negociação.

A recomposição dos membros contida na portaria publicada nesta sexta-feira ampliou a comissão. Foram incluídos representantes do MCT e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). Na comissão instituída em junho, o representante do MCT era o diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Albert Josef Rudolf Bruch.

Bruch foi renomeado, mas na condição de representante apenas do LNA. Como representante do MCT, foi nomeado o secretário-executivo do ministério, Luiz Antonio Rodrigues Elias. Outro novo nome em relação à composição anterior é o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Bernardo Bringel.

Mantêm-se na comissão o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Itamaraty, Ademar Seabra da Cruz Júnior; e o professor Eduardo Janot Pacheco, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.


Fonte: Site do Jornal da Ciência da SBPC de 12 de novembro de 2010.

Comentários