Alunos de Escolas SJC Assistem Lançamento do VSB-30

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/12) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando o instituto levou para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) alunos da rede municipal de escolas de São José dos Campos (SP) para acompanhar de perto o lançamento do foguete VSB-30 da “Operação Maracati II”.

Duda Falcão

Alunos de Escolas Municipais Assistem
ao Lançamento do VSB-30 no CLA

13/12/2010

O IAE levou para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) alunos de três escolas municipais para acompanhar o lançamento do foguete VSB-30 V07, ocorrido neste domingo, dia 12 de dezembro, às 12horas e 35 min horário local e às 13horas e 35 min horário de Brasília.

Dois meninos e uma menina de 13 anos da sétima série do ensino fundamental tiveram seus experimentos entre os dez levados ao espaço na carga útil MICROG1A do veículo VSB-30 V07, na missão intitulada Operação Maracati II.

Os alunos Samira Moraes Ferreira, da EMEF Profª "Jacyra Vieira Baracho; Thiago da Silva Rosário, da EMEF Profª Maria Amélia Wakamatsu; e Evandro Gabriel Magacho, da EMEF Profª Ildete Mendonça Barbosa presenciaram os resultados dos experimentos de forma online, diretamente do Centro Técnico de Alcântara.

Dentre os experimentos voltados ao estudo do comportamento de corpos em microgravidade, o de Thiago tinha por objetivo avaliar o comportamento do sistema de ímas nesse ambiente do espaço. Segundo Thiago Rosário, de 13 anos, o experimento lançado ao espaço alcançou o resultado esperado.

“Os alunos estão há um ano estudando temas do espaço”, diz Aida Godoi, orientadora de enriquecimento curricular da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Os Experimentos Educacionais em Microgravidade fazem parte do Projeto Microgravidade, realizado em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

 
 
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários