UEMA Monta Observatório para o Eclipse Lunar do Dia 21/12

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (13/12) no blog do jornalista maranhense “Maurício Araya”, destacando que o Observatório Astronômico do Curso de Física (OBAFIS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) prepara um centro de observação para quem quiser acompanhar e registrar o eclipse total lunar na madrugada da próxima terça-feira (21/12).

Duda Falcão

UEMA Monta Observatório para o
Eclipse Lunar do Dia 21 em São Luís

13/12/2010
Com Informações da UEMA


SÃO LUÍS – O Observatório Astronômico do curso de Física (OBAFIS) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) prepara um centro de observação para quem quiser acompanhar e registrar o eclipse total lunar na madrugada da próxima terça-feira (21). Os aparelhos serão montados na praça Gonçalves Dias, no Centro de São Luís. Com espaço aberto à visitação, o público poderá chegar a partir das 20h do dia 20 (segunda-feira). Serão exibidos vídeos, painéis e maquetes sobre eclipses, além de serem disponibilizados vários telescópios para observação gratuita do satélite natural da Terra.

Este será o segundo e último eclipse lunar de 2010. A Lua irá se por antes do eclipse acabar por isso não vai ser possível observar o fenômeno por completo, mesmo assim, a lua aparecerá (avermelhada) completamente imersa na sombra da terra antes de sumir no poente. O evento é uma parceria com o Grupo de Estudos Astronômicos (GEAST) e com a Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA), atualmente presidida pelo acadêmico do curso de Física, Manuel Ricardo Costa, do OBAFIS.

A Lua entrará na penumbra às 2h29, e na sombra da Terra às 3h32. O máximo do eclipse lunar será às 5h16. Os observadores de São Luís poderão acompanhar o fenômeno até às 5h52, quando a Lua se põe a Oeste.

Fonte: Blog do “Maurício Araya“ - 13/12/2010 - http://mauricioaraya.wordpress.com/

Comentário: Uma boa pedida para os maranhenses amantes da astronomia e para os turistas que estiverem de passagem pela capital maranhense no dia 21/12. Parabéns a UEMA, ao Grupo de Estudos Astronômicos (GEAST) e a Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA) pela iniciativa.

Comentários