Presidente da FINEP Toma Posse Nesta Sexta-Feira (28)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/01) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando a posse do novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT), o senhor Glauco Arbix, prevista para ocorrer hoje no Rio de Janeiro (RJ).

Duda Falcão

Presidente da FINEP Toma
Posse Nesta Sexta-Feira (28)

28/01/2011 - 08:00

Foto: Marcos Santos/USP
Presidente da FINEP terá nas mãos o desafio
de transformar a agência em instituição financeira

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, dá posse ao presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT), Glauco Arbix, nesta sexta-feira (28), às 10h, no Rio de Janeiro. O sociólogo e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) assume a presidência instituição, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no lugar de Luis Fernandes.

A cerimônia, para convidados e imprensa, será no Espaço Cultural FINEP, na sede da empresa. Logo após, haverá coletiva de imprensa, às 11h, com o ministro e o presidente empossado. Jornalistas interessados devem se cadastrar previamente.

Um dos desafios da nova chefia será uma possível transição da FINEP, que hoje é uma agência de fomento, para uma instituição financeira. Mercadante já declarou publicamente a vontade de transformar a Finep em uma instituição nos moldes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada para a área científica e tecnológica.

Dados do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI) mostram que desde 2007 a FINEP apoia 273 projetos de empresas no valor de R$ 4,2 bilhões de recursos não reembolsáveis.

Currículo

Arbix tem longa experiência na área científica. O sociólogo coordena o Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Ele também presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) nos três primeiros anos do governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Além da experiência internacional, com passagens em instituições de ensino e pesquisa nos Estados Unidos e na Inglaterra, Arbix é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e do Grupo de Estudos sobre Ciência, Sociedade e Inovação da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O sociólogo também foi professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Arbix também realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), na Universidade de Columbia, na Universidade da California e na London School of Economics.

Contatos:

Imprensa: Departamento de Comunicação da Finep
imprensa@finep.gov.br - 21 2555-0637 e 2555-0262

Convidados: Departamento de Promoção da Finep
cerimonial@finep.gov.br - 21 2555-0309 e 2555-0510

Serviço:

Local: Praia do Flamengo, 200 - 13º andar - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 10h


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o senhor “Glauco Arbix” pelo novo cargo desejando-lhe sucesso nesta nova missão em sua carreira. O ministro Aloizio Mercadante acerta mais uma vez na escolha de seus colaboradores. Entretanto, com as notícias que chegam de Brasília, aconselho ao ministro a diminuir o ritmo de suas promessas, pois as nuvens estão escuras para o lado do orçamento onde se fala em cortes que certamente afetarão também a pasta da Ciência e Tecnologia. Em outras palavras, se nada mudar como desconfio, muito provavelmente o “Patinho Feio” do MCT, mais conhecido como PEB, deverá sofrer bastante com esses cortes. Apesar das más notícias, a nossa expectativa é grande para que o Marco Antônio Raupp assuma logo a presidência da AEB e assim possa dar inicio ao processo de mudança que todos esperam seja exitoso.

Comentários