Portaria da AEB Reconhece o IFI Como Organismo OCE

Olá leitor!

O Diário Oficial da União (DOU) do dia (10/01) publicou uma portaria da Agência Espacial Brasileira (AEB) reconhecendo o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como "Organismo de Certificação Espacial (OCE)". Segue abaixo a portaria como publicado no DOU.

Duda Falcão

AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA
PORTARIA Nº 3 AEB, DE 7 DE JANEIRO DE 2011

O PRESIDENTE DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA - AEB, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei nº 8.854, de 10 de fevereiro de 1994, tendo em vista a necessidade de fixação dos Organismos de Certificação Espacial - OCE, autorizados a atuar no âmbito do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais - SINDAE, resolve:

Art. 1º - Reconhecer o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA do Comando da Aeronáutica, como Organismo de Certificação Espacial - OCE autorizado a atuar no âmbito do SINDAE.

Art. 2º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

CARLOS GANEM


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - 10/01/2011 - pág. 13

Comentário: Já não era sem tempo, 50 anos dos quais de fevereiro de 1994 até hoje com a AEB. Porque demorou tanto? Houve algum impedimento técnico para que isso só tenha sido feito agora? Foi falta de visão? De atitude? Bom, só a nossa desorientada agência espacial pode responder.

Comentários

  1. Nas décs 1970-80, quando o Brasil apenas sonhava com tecnologia aeroespacial sofisticada (um sonho considerado inatingível por muitos, então), eu próprio sentia o abismo existente entre nós, Terceiro Mundo, e "eles", Segundo Mundo (dito socialista) e o Primeiro Mundo (ricos).

    Nos dias atuais, de franco desenvolvimento no setor, confesso que na ocasião nunca poderia imaginar o grau de complexidade envolvida nessa indústria... A quantidade delas, o número de departamentos!...

    De qualquer forma, vê-se hoje o abismo existente entre nosso Brasil atual e o daquela época...

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio!

    Muito bem observado amigo. Parabéns

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário