Alunos da UEMA Participam de Lançamento de Mini-Foguete

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (29/01) no site da “Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão (SECOM)” destacando que alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), participaram dia 27/01 de uma palestra ministrada pelo professor Luth Silva Ramos da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), sobre propulsão de foguetes sendo seguida do lançamento de um mini-foguete.

Duda Falcão

Agências de Notícias

Alunos da UEMA Participam de
Lançamento de Mini-Foguete

UEMA
29/01/2010 - 08h32

Divulgação

O acadêmico do Curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), de São José dos Campos (SP), Luth Silva Ramos, ministrou palestra sobre propulsão de foguetes. A apresentação, realizada nesta quinta-feira (27), no auditório do CCT/UEMA, contou com a presença de estudantes dos cursos das Engenharia Mecânica, Civil, Produção e Computação, Física e Matemática da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Luth Ramos apresentou o projeto Padawan, um dos seus primeiros trabalhos na graduação, e destacou os diferentes sistemas de propulsão de projéteis (foguetes e mísseis).

Conforme explica Edilberto Teixeira, coordenador de projetos da Equipe Zeus AeroDesign 2011, o projeto Padawan é um protótipo de foguete de propulsão a propelente sólido confeccionado a partir de materiais recicláveis de baixo custo e de fácil aquisição no mercado local como: papelão, papel alumínio, isopor, madeira, teflon, plástico, entre outros. Por sua simplicidade, este tipo de projeto torna-se bastante didático e acessível à realidade da UEMA.

Diante da teoria exposta, o palestrante, professores e alunos da UEMA e a Equipe Zeus AeroDesign fizeram um lançamento de demonstração do mini-foguete no campus Paulo VI, Tirirical. O alcance em altura média (apogeu) foi de aproximadamente 130 metros.

“Os acadêmicos do projeto AeroDesign se mostraram bastante motivados com a idéia de lançarmos, em breve, o 1° protótipo de foguete a propelente sólido totalmente projetado por maranhenses. Sendo que, esta é apenas mais uma das muitas áreas de atuação do Projeto AeroDesign, do curso de Engenharia Mecânica da UEMA”, enfatizou Edilberto Teixeira.


Fonte: Site da Secretaria de Comunicação do Estado do Maranhão (SECOM)

Comentário: Bom, muito bom mesmo. Se a nossa desorientada agência espacial não toma a iniciativa, que as próprias universidades se unam como ocorreu nesse caso na busca de uma melhor formação para seus alunos nessa área. Muito boa a iniciativa da UEMA em levar um professor da UNIVAP para ministrar essa palestra sobre propulsão de foguetes e notem como já foi o bastante para estimular os alunos da UEMA a desenvolverem o 1° protótipo de foguete a propelente sólido totalmente projetado no Maranhão. O ser humano leitor precisa de desafios verdadeiros, seja ele uma criança, um adolescente, um jovem adulto ou mesmo uma pessoa madura. Precisamos no Brasil de eventos que sejam verdadeiramente estimulantes como os "Spacecamps" com regras e objetivos bem definidos não só apara área de foguetes, como em robótica espacial, ciências espaciais, microgravidade, astronomia e por ai vai. É inadmissível que com a grande aceitação do “Programa AEB Escola” pelas escolas do país que se continue ano após ano fazendo a mesma coisa tendo como o grande desafio dos alunos o lançamento de foguetes de água, me faça uma garapa. Os americanos foram a Lua por que no inicio da década de 60 o presidente Kennedy desafiou a sociedade americana a colocar um homem na superfície lunar antes do final da década, e em 20 de julho de 1969 Neil Armstrong chegou lá. É isso que se precisa fazer nesse país, estabelecer desafios para nossas crianças, jovens, adultos, para nossas universidades, nossas indústrias e centros de pesquisas em todas as áreas da ciência e tecnologia.

Comentários