Carlos Ganem no Programa "Encontros" da TV Senado

Olá leitor!

Segue abaixo um vídeo com a entrevista gravada em Brasília pelo programa “Encontros" da TV Senado durante a realização da "VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" (ocorrida entre os dias 18 e 24 de outubro de 2010), com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o senhor Carlos Ganem, onde o mesmo faz um relato sobre os projetos espaciais em desenvolvimento no Brasil.

Sempe observei no senhor Carlos Ganem uma pessoa apaixonada pelo que faz, paixão esta facilmente observada em seus discursos e entrevistas devido a emoção transmitida pelo mesmo.

Entretanto, infelizmente em nossa opinião a administração do senhor Carlos Ganem não alcançou o que se esperava dela. Muito talvez pela falta de representatividade política do mesmo, junto ao Congresso, ao MCT e principalmente ao ex-presidente LULA.

Além disso, o senhor Ganem pecou em vários pontos, como o apoio incondicional a essa mal engenhada empresa ACS, ao adotar uma política equivocada de sair pelo mundo assinando acordos espacias sem sentido, acreditando que quantidade é qualidade, a falta de visão em não ter adotado um modelo mais moderno para programa “AEB Escola”, mesmo tendo o programa obtido uma resposta muito boa durante a sua gestão, a não ampliação do programa “UNIESPAÇO”, a quase estagnação do “Programa Microgravidade”, a falta de um dialogo com a FINEP que buscasse a criação de um edital específico para o setor espacial, a não negociação para ampliação do acordo com os chineses, russos e alemães em áreas de interesse do PEB, e de novos acordos com japoneses, indianos, franceses, canadenses e americanos em áreas que envolvesse não só troca de tecnologias e desenvolvimento conjunto, como também trocas de especialistas e eventos como os “Spacecamps”, que poderiam ser estabelecidos com universidades e escolas desses paises, entre outras ações equivocadas.

Felizmente o senhor Carlos Ganem está próximo de ser substituído pelo pesquisador Marco Antônio Raupp, o que nos trás grandes esperanças de que finalmente a nossa Agência Espacial possa tomar o rumo de desenvolvimento perdido durante a administração do senhor Carlos Ganem. Isto é, sé é que houve realmente desenvolvimento significativo do PEB desde a criação da AEB.

Duda Falcão

Programa Encontros - TV Senado
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Fonte: Site da TV Senado

Comentários