MAB Recebe Mais de 15 Mil Visitas por Ano

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado na Revista Espaço Brasileiro (Out. Nov. Dez. de 2010), destacando que o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) recebe mais de 15 mil visitas por ano.

Duda Falcão

DCTA

MAB Recebe Mais de
15 Mil Visitas por Ano

Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) foi
construído em 2004 para resgatar e preservar a
história da pesquisa aeroespacial desenvolvida
pelo DCTA e despertar vocações para área de
ciência e tecnologia entre jovens

Raíssa Lopes

Foto Thiago Xavier

Em 2004, o diretor do então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) – hoje rebatizado de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)-, major-brigadeiro-do-ar Thiago da Silva Ribeiro, com os objetivos de resgatar e preservar a história da pesquisa aeroespacial desenvolvida pelo CTA e despertar vocações para a área de ciência e tecnologia entre jovens construiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Desde então, 15 mil pessoas de todo o país visitam anualmente o museu instalado em uma área de 175 mil metros quadrados, em São José dos Campos (SP).

“O MAB representa uma oportunidade impar de conhecer de perto a história e o resultado da pesquisa aeroespacial desenvolvida no Brasil”, diz a assessoria de comunicação do memorial. O acervo do MAB esta distribuído nos temas Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. No primeiro ambiente há curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto. Na área de Aeronáutica, estão expostas as primeiras e as principais pesquisas do CTA, incluindo motores e maquetes de ensaio em túnel de vento.

O ambiente de Defesa mostra itens pesquisados e desenvolvidos pelo instituto e pelas empresas Avibrás e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis. Há uma área relativa às Pesquisas Associadas onde estão expostas as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições, entre outros.

O local dedicado ao espaço apresenta maquetes dos foguetes da família Sonda e do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) em escala natural, semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo de giroscópio a fibra óptica, desenvolvido pelo instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA. Há um ambiente para exposição externa, onde é possível ver aeronaves de fabricação nacional.


Recentemente foi montada uma sala em homenagem ao fundador do CTA, marechal do ar Casimiro Montenegro Filho. Na sala está exposto o acervo pessoal do marechal, doado pela família, e um painel com fotos e textos que retratam um pouco de sua vida. Também está sendo criado um espaço interativo para que crianças e adolescentes possam acessar, por meio de computadores, informações sobre espaço, astronomia, aeronáutica e, ainda, simuladores de jogos relacionados à área aeroespacial.

O local conta, ainda, com o salão de exposição e auditório com capacidade para cem pessoas. Segundo a assessoria do museu, o MAB não promove eventos, mas há a intenção de se criar um espaço para exposições temporárias.

“O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) é muito importante na vida dos Joseenses e de tantos outros que visitam a cidade. É um incentivo à cultura, à ciência e ao trabalho de tantas pessoas que, na época de sua criação, eram consideradas como loucas e que com o tempo se provou totalmente o contrário. Foram essas pessoas que transformaram a cidade no que é hoje. O MAB faz parte da história de São José dos Campos e de seus moradores”, diz Rafaela Borges, 21 anos, visitante do Memorial.

A divulgação do Memorial é feita por meio de folderes, mídia e internet. O MAB tem parceria com o Conselho Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, que inseriu o memorial no City Tour, que percorre vários pontos turísticos da cidade.


As visitas ao museu são gratuitas. De terça à sexta o MAB está aberto à visita de escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior, de instituições, de grupos e de delegações e o horário deve ser pré-agendado. Aos sábados, domingos e feriados a visitação é pública, das 9h às 16h45 e não há necessidade de agendamento prévio.

Serviço:

Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941
Parque Martim Cererê - São José dos Campos (SP)
Telefone: (12) 3947-7844/3046/6014
E-Mail: acs@cta.br
Entrada Franca


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 10 - Out. Nov. Dez. de 2010 - págs. 12 e 13

Comentário: Realmente leitor vale à pena ir visitar o MAB. Nas duas vezes que estive em São José dos Campos não tive sorte, pois não conseguir visitar o memorial. Da primeira vez a convite do IAE, não deu tempo e da segunda vez para o evento da AAB, quando cheguei lá estava fechado, só pude mesmo visitar a área externa. A matéria da revista Espaço Brasileiro esqueceu-se de citar um importante fato, a de que na área do MAB também se encontra o monumento em homenagem aos heróis mortos na tragédia do VLS.

Comentários