Modernização da Sala de Controle do CLA

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado na Revista Espaço Brasileiro (Out. Nov. Dez. de 2010), destacando a renovação realizada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aaeroespacial (DCTA) na Sala de Controle de lançamentos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

CLA

Modernização da Sala de Controle

Centro passa por renovação tecnológica.
A nova sala de controle já está sendo utilizada.

Rogério Félix Coelho/CLA


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) está passando por grande renovação tecnológica. Uma delas aconteceu na Sala de Controle, que concentra a coordenação geral, operacional e a gerência de segurança de vôo dos foguetes lançados do CLA. A sala já está operando e foi utilizada em lançamento real pela primeira vez na Operação Maracati II, que ocorreu dia 16 de novembro e foi até 10 de dezembro de 2010.

Segundo o diretor do CLA, coronel aviador Ricardo Rodrigues Rangel, a Sala de Controle recebeu computadores industriais e softwares com o mais seguro sistema de transmissão e armazenamento de dado. “Essas ferramentas são indispensáveis e determinantes para a interatividade necessária dos meios de preparação, lançamento e rastreio, e propiciam fidelidade das informações que trafegam por fibra ótica até os sítios de lançamento e por telemetria na comunicação com os veículos”, completa o diretor do CLA.

A modernização é dirigida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), situado em São José dos Campos (SP) e fomentada e acompanhada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O CLA ficou responsável pelo planejamento, projeto e fiscalização das obras. A modernização custou aproximadamente, R$ 22 milhões.

Sistema de Visualização Gráfica – A inovação tecnológica implementada no CLA equipou a Sala de Controle com um moderno sistema de visualização gráfica composto por módulos de retro projeção, gerenciamento gráfico e aplicativo de controle. Sua principal função é agrupar, de forma organizada, uma grande quantidade de dados e imagens, facilitando, assim, o gerenciamento e controle operacional.

Os sinais de vídeo são capturados por placas independentes que suportam os mais variados formatos de conexão para entrada de sinais de vídeo, como DVI D, HDMI, RGB, vídeo composto, vídeo separado, vídeo componente e RJ 45, todos necessários para a reprodução das imagens geradas por computadores, câmeras e equipamentos operacionais. As informações de interface gráfica são transmitidas para minúsculos espelhos inclináveis, conhecidos como chip DMD. De acordo com o ângulo, refletem em conjunto a combinação de cores necessárias para a formação da imagem. Cada um desses espelhos corresponde a um pixel. O equipamento instalado possui resolução de vídeo de 8.400 por1050 pixeis, formada por seis projetores que operam em conjunto, utilizando tecnologia DLP SXGA que utiliza um disco de cores entre o chip e a fonte de luz e sistema duplo de lâmpadas inteligentes com comutação automática, permitindo fidelização das imagens projetadas.


A interface amigável e a melhor disposição gráfica de todas as informações pertinentes à preparação e ao vôo de lançamento, propriamente dito, são determinantes para que se tome decisões acertadas durante toda cronologia de lançamento de foguetes. Com a entrada em operação do novo sistema, o CLA passa a ter em redundância as informações obtidas por meio de fonia e rádio, total visualização dos procedimentos executados na preparação e lançamento, além do compartilhamento de qualquer informação de telemetria do foguete na tela do vídeo wall (Parede de Vídeo) - um projetor que, devido ao seu tamanho, é chamado de vídeo wall -, permitindo a visualização de informações para toda equipe de controle.

Parede de Vídeo

A Sala de Controle será utilizada no lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), que utilizará a nova Torre Móvel de Integração (TMI), entregue em novembro deste ano, como parte da renovação tecnológica pela qual o CLA vem passando.



Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 10 - Out. Nov. Dez. de 2010 - págs. 18 e 19

Comentário: Maravilha, as fotos demonstram a alta tecnologia que foi empregada na renovação desta "Sala de Controle". Resta agora aguardar que os próximos lançamentos previstos e os ainda não previstos sejam exitosos.

Comentários

  1. O projeto de arquitetura e tecnologia foi desenvolvido pela Balken Arquitetura e Tecnologia S.S. Ltda.

    ResponderExcluir
  2. Base de Lançamento – Alcântara

    Base de Lançamento – Barreira do Inferno

    http://balken.com.br/clientes/clientes.html

    ResponderExcluir
  3. Valeu Anônimo pela informação, seja você quem for.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário