Servidores da AEB Fazem Curso nos Estados Unidos

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado na Revista Espaço Brasileiro (Out. Nov. Dez. de 2010), destacando que três servidores da Agência Espacial Brasileira (AEB) participaram em agosto do ano passado de curso ministrado pela NASA.

Duda Falcão

Capacitação

Servidores da AEB Fazem
Curso nos Estados Unidos

Três funcionários da AEB participaram
de curso ministrado pela NASA, nos Estados
Unidos. Agência conversa com instituição
americana para trazer o curso para o Brasil

Leandro Duarte


Com o intuito de aumentar a experiência profissional dos servidores da Agência Espacial Brasileira (AEB) três funcionários foram convidados para participar de um curso em um dos mais famosos centros de lançamento de foguetes do mundo, no Kennedy Space Center da Agência Espacial Americana (NASA), localizado na Flórida (EUA). O curso Foundations of Aerospace #21 teve a intenção de fornecer aos participantes noções de gerenciamento de projetos e engenharia de sistemas espaciais. Ele ocorreu entre os dias 2 e 13 de agosto de 2010.

Na idéia de enviar servidores para o curso partiu do diretor de Política Espacial e investimentos estratégicos da AEB, Himilcon Carvalho, ao ministrar palestra em congresso oferecido pela NASA. Lá, ele percebeu que estrangeiros, inclusive brasileiros, faziam o curso e pleiteou vagas para AEB. Segundo o direto, os profissionais puderam ter a visão de um dos mais avançados programas espaciais do mundo, podendo assim trazer experiências e ajudar a desenvolver o Programa Espacial Brasileiro. “O curso mostra como a NASA trabalha e dá uma visão de quanto um programa espacial pode se desenvolver”, relata Himilcon.

O curso é composto por quatro módulos. Os servidores da AEB participaram do primeiro que tem como principais objetivos a formação de novos líderes de equipe, a cultura do estímulo ao crescimento profissional dos envolvidos nas atividades espaciais, a resolução de conflitos, o tratamento dos assuntos relativos à Agência para com a mídia e, ainda que indiretamente, a relação da agência com outras organizações americanas e outros governos.

Participaram do curso Carlos Eduardo Quintanilha, da Diretoria de Satélites Aplicações e Desenvolvimento (DSAD); João José da Silva Tavares, da Diretoria de Transporte Espacial e Licenciamento (DTEL) e Ricardo Amaral, da Diretoria de Política Espacial e Investimentos (DPEI). Para Carlos Eduardo, saber que a NASA, mesmo com seu renome, precisa recorrer, todos os anos, a deputados e senadores para conseguir o dinheiro necessário para as missões que deseja desenvolver, foi uma das surpresas do curso.

Para Carlos Eduardo, um curso como esse é importante no desenvolvimento da carreira de qualquer profissional, já que abordou a formação de lideres e gerenciamento de projetos. “Como uma introdução ao tema de gerenciamento de projetos e engenharia de sistemas espaciais foi um curso bem sucedido. Dá uma visão de administração e gestão de aos participantes das áreas de exatas e visão técnica de conceitos da área aeroespacial aos participantes das áreas de humanas”, diz.

Um ponto alto do curso, segundo Tavares, foi o material adquirido, além da cordialidade dos organizadores, as instalações, e a organização de modo geral. Para ele é importante completar o curso com os outros módulos. “De uma maneira geral o curso foi proveitoso. Alguns dos tópicos que foram poucos explorados, como as questões de engenharia de sistemas e gerenciamento de projetos e programas devem ser abordadas mais profundamente no curso da seqüência do treinamento, denominado Systems Engineering and Project Management e seus subseqüentes”.

Na opinião de Ricardo Amaral o curso foi proveitoso, pois além de ter tido a chance de conhecer de perto toda estrutura tecnológica e relevância histórica da NASA, os participantes tiveram a oportunidade de trocar idéias com profissionais que trabalham lá. O curso, ainda, debateu temas fundamentais para os novos engenheiros. “O curso apresentou vários pontos relevantes, em especial para jovens engenheiros. Cada profissional é considerado responsável pelo seu crescimento, porém as ferramentas são disponibilizadas, proporcionando maior êxito a formação de líderes, bem como de gestores bem capacitados”. Ele completou dizendo que o curso mostrou que o trabalho em equipe deve ser muito valorizado e as atividades individuais estimuladas, sendo o produto dessa mistura o ponto chave para o complexo trabalho desenvolvido.

De acordo com Tavares, a NASA demonstrou interesse em desenvolver cooperações com o Brasil. Na opinião dos servidores participantes, o curso tem de ser aplicado da mesma forma aqui. Se possível, com mesmo material usado pela NASA. Segundo Carlos Eduardo, é necessário que os recursos humanos especializados envolvidos no Programa Espacial Brasileiro recebam treinamentos parecidos ao longo de suas carreiras. “Estas atividades demonstram a preocupação institucional com a capacitação e certamente ajuda a elevar a motivação no ambiente de trabalho”, conclui Carlos Eduardo.

A AEB por meio de Himilcon Carvalho começou as primeiras conversas com a NASA para que o mesmo curso aplicado nos Estados Unidos seja oferecido aqui no Brasil para os demais funcionários. De acordo com Himilcon, o curso além de ser importante para capacitação pode servir como ponto de partida para a criação de uma escola de gerenciamento de projetos tal como a da agência americana.


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 10 - Out. Nov. Dez. de 2010 - pág. 15

Comentários