Projeto SAMF - Sistema de Alimentação de Motor Foguete

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/02) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o "Sistema de Alimentação de Motor Foguete", Projeto SAMF do foguete VS-15, já está em desenvolvimento pela empresa ORBITAL ENGENHARIA com o apoio do IAE.

Duda Falcão

Projeto SAMF - Sistema de Alimentação
de Motor Foguete

04/02/2011

O SAMF – Sistema de Alimentação de Motor Foguete – tem como principal função fornecer propelentes ao motor foguete a propelente líquido nas pressões e vazões necessárias para o correto funcionamento do motor.

O SAMF está sendo desenvolvido pela empresa ORBITAL ENGENHARIA com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/Subvenção Econômica da FINEP, em parceria com o IAE, através da Divisão de Propulsão Espacial (APE). Ele irá compor o primeiro foguete brasileiro funcionando exclusivamente com motor foguete a propelente líquido, o VS-15. O VS-15 possibilitará a realização de ensaios em vôo do Motor Foguete a Propelente Líquido L15 a fim de verificar se o motor corresponde às características de projeto.

O SAMF é composto por dois reservatórios de propelentes, um de etanol e outro de oxigênio líquido, e um reservatório de gás pressurizante, todos fabricados em fibra de carbono para redução de massa. Além disso, possui diversas válvulas que fazem o controle do fornecimento dos componentes ao motor e o abastecimento dos reservatórios, e reguladores de pressão que controlam a pressão dos componentes nos reservatórios.

O projeto do SAMF já passou pela revisão de requisitos de sistema (SRR) e pela revisão preliminar de projeto (PDR). O sistema está em fase de fabricação dos modelos de engenharia dos reservatórios e dos reguladores de pressão e aquisição dos componentes com a finalidade de montagem de um modelo de engenharia do sistema completo para realização dos primeiros ensaios funcionais a frio.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Maravilha, o VS-15 pretende ser o primeiro foguete de sondagem brasileiro movido a propulsão líquida. Será que vai conseguir? Vale lembrar que o grupo paulista "Edge Of Space” está nessa briga com o seu foguete “Edge”, e bem próximo de atingir esta meta. Quem vencerá essa pequena corrida espacial interna, o IAE, a “Edge Of Space” ou outro grupo brasileiro? Teremos de aguardar para vê.

Comentários

  1. Muito bom , sou estudante de engenharia da UFABC, e uns tempos atras eu vi uma palestra da edge of space, foi bastante interessante, inclusive pelo fato de que o propelente usado é o peróxido de hidrogenio, eles já conseguiram fazer o motor a propelente líquido só que é um pequeno motor que gera um empuxo de apenas 15 N, eles estão desenvolvendo mecanismos para ampliar o empuxo, mas essa notícia é muito boa do SAMF.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edgard!

    Obrigado pelo comentário amigo e esteja sempre a vontade para fazê-lo quando quiser. Bom, em breve o blog estará postando uma entrevista esclarecedora com engenheiro José Miraglia, coordenador do grupo paulista "Edge Of Space". Fique atendo, você pode se surpreender.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Pensei que este motor estava apenas em projeto ,mas que bom ,eles já colocaram a "mão na massa"

    ResponderExcluir
  4. Olá André!

    Você leu o relato de minha visita ao IAE ano passado? Pois então, no relato eu descrevo minha passagem pelo LPL/APE do IAE, onde tive a oportunidade de conhecer o primeiro modelo de teste desse motor que já se encontrava em teste. Segundo a Cel. Kasemodel em sua entrevista postada no blog ontem, o 2º Modelo de Desenvolvimento do motor está sendo finalizado e esse "Projeto SAMF" é uma das partes que vai compor o futuro foguete de sondagem VS-15.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Isso sim é um projeto de verdade! :D Muito legal! :D

    ResponderExcluir
  6. Realmente Bruno, é um projeto bastante significativo e está caminhando. Vamos aguardar.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário