Cooperação Espacial - Brasil - África do Sul - Índia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/03) no blog “Panorama Espacial” do jornalista André Mikeski, onde o mesmo nos traz uma pequena informação sobre o “Programa IBSA de Satélites” que o Brasil irá desenvolver com a África do Sul e a Índia.

Duda Falcão

Cooperação Brasil - África do Sul

André M. Mileski
16/03/2011

Na mais recente edição do boletim da Federação Astronáutica Internacional (IAF), foi publicada uma pequena entrevista com Sandile B. Malinga, presidente da recém-criada Agência Espacial Nacional da África do Sul (SANSA). Numa das questões respondidas, o dirigente africano faz menção à missão de monitoramento de clima espacial a ser desenvolvida em conjunto com a Índia e o Brasil. Veja abaixo, com tradução do inglês para o português e destaques feitos pelo blog:

"O SumbandilaSat [satélite de observação sul-africano lançado em 2009] tem sido um grande sucesso. Quais são os planos futuros da SANSA?

Nós termos uma estratégia espacial nacional, com um número de satélites que tem sido planejado e que são uma continuação de programas de desenvolvimento de satélites. Nosso foco é principalmente em microssatélites - que são realmente o nosso nicho. O plano é desenvolver um satélite que será primariamente usado para observação terrestre, progressivamente melhorando a resolução que alcançamos com o SumbandilaSat, de 6,25 metros.

Desenvolver cada tecnologia necessária, assim como o próprio satélite trará benefícios em termos de conhecimento. Um outro plano é desenvolver uma missão científica dedicada ao monitoramento de clima espacial, junto com a Índia e o Brasil como parte do Quadro IBSA, considerando-se particularmente em nossa vantagem geográfica para estudar a Anomalia do Atlântico Sul."


Fonte: Blog “Panorama Espacial“ - André Mileski

Comentário: Esse “Programa IBSA de Satélites” foi lançado pelos três governos no ano passado no Brasil durante a realização da "IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do IBAS", em abril de 2010. Até onde se sabe, daquela época até agora esse programa avançou pouco ou nada e deve voltar a ser discutido agora na “Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS”, a realizar-se em Sanya, China, no dia 14 de abril de 2011, já que a África do Sul passou recentemente a fazer parte deste bloco econômico. Por enquanto muita conversa e pouca ação.

Comentários