Novo Presidente Marco Antônio Raupp Assume AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando a posse do nove presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

Novo Presidente da AEB Busca Crescimento
Econômico com Justiça Social

21/03/2011 - 13:55

Crédito: Lecino Filho
Raupp discursa, observado por Carlos Ganem e Mercadante

O físico Marco Antonio Raupp assumiu hoje (21) a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em cerimônia no auditório da agência, Raupp, que substitui Carlos Ganem, foi empossado pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante.

Participaram da solenidade autoridades da comunidade científica, representantes dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT).

Com um discurso voltado para ideias de um novo desenvolvimento nacional, Raupp disse que desenvolverá uma gestão focada no crescimento econômico com justiça social. “Não há nenhuma dificuldade na continuação do governo Lula, agora com a presidente Dilma”, disse. O novo presidente da AEB garantiu atenção especial ao Programa Espacial Brasileiro, à capacitação de recursos humanos, monitoramento ambiental, defesa e telecomunicações.

Graduado em Física pela Universidade do Rio Grande o Sul, Raupp também é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nos últimos anos, trabalhou como diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Ao discursar, o ministro Mercadante lamentou o corte no orçamento para as áreas de C&T, inclusive o Programa Espacial Brasileiro. De acordo com ele, a sociedade científica não tem conseguido mobilizar o Congresso Nacional para a importância de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. “Precisamos apresentar resultados para mobilizar a sociedade. Esse ano será de grande reflexão sobre o Programa Espacial Brasileiro e a importância do setor para o desenvolvimento do País”, disse o ministro.

Mercadante está confiante na atuação de Raupp e disse que a larga experiência do novo presidente da AEB não permitirá erros na gestão do Programa Espacial Brasileiro. Segundo o ministro, Raupp tem espírito público, é dedicado, otimista e motivado.

Web TV do MCT - 22/03/2011


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Acompanhei atentamente pelo site da AEB a posse do novo presidente Marco Antônio Raupp e devo dizer que a esperança é grande em sua gestão por parte da comunidade espacial e de nosso blog. Entretanto, o sucesso do Raupp dependerá muito de que as posições e promessas feitas pelo ministro Mercadante não se tornem mais uma vez em promessas vazias. Acompanhei também com interesse o discurso emocionado (como de costume) do ex-presidente Carlos Ganem, no qual, apesar de termos divergências quanto a sua gestão, reconheço no mesmo um grande lutador e apaixonado pelo Programa Espacial Brasileiro. Aproveito para agradecer como brasileiro ao senhor Ganem seu empenho a frente da AEB e do PEB, reconhecendo um certo avanço, que só não foi maior por falta de força política que o mesmo não detinha, força essa que esperamos o pesquisador Marco Antônio Raupp detenha e possa colocar em prática.

Comentários

  1. Infelizmente, nesse país, a força política paira acima da competencia e da vontade de fazer.
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio!

    Verdade amigo, estais com toda a razão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário