Bolshoi Brasil Abre com Brilho Festa de Gagarin em Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (21/04) no site “Diário da Rússia” destacando a pré-abertura do "4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica" de Campos dos Goytacazes (RJ), ocorrida ontem com uma brilhante apresentação dos jovens da Escola de Balé do Teatro Bolshoi de Joinville, Santa Catarina.

Duda Falcão

FATOS

Bolshoi Brasil Abre com Brilho
Festa de Gagarin em Campos

Começa hoje o 4º Encontro Internacional
de Astronomia e Astronáutica

21/04/2011 - 09h46

O maior teatro do interior do Estado do Rio de Janeiro reabriu suas portas nesta quarta-feira, 20, com um espetáculo da maior qualidade e significado. Os jovens bailarinos da Escola de Balé do Teatro Bolshoi de Joinville, Santa Catarina, apresentaram o Ballet Gala Bolshoi na pré-abertura do grande evento que marca, no Brasil, o ápice das comemorações dos 50 anos do primeiro voo tripulado ao espaço – a viagem de Yuri Gagarin, realizada em 12 de abril de 1961. A Escola de Joinville é também pioneira: já com 11 anos de existência, ela é a única do Bolshoi fora da Rússia.

O 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo professor de Física Marcelo de Oliveira Souza, coordenador no Brasil dos Programas Internacionais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica, tem como parceiros a Mir Mídia e Consultoria Internacional (responsável pelo site Diário da Rússia e o programa radiofônico Voz da Rússia) e o Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro. O Encontro, patrocinado pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, conta ainda com o apoio de entidades internacionais, como a organização Astrônomos Sem Fronteiras, e nacionais, como o Instituto Federal Fluminense e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O evento – de hoje até sábado, 23 – é aberto ao público, totalmente gratuito.

Os jovens bailarinos do Balé Bolshoi de Joinville, Santa Catarina,
agradecem os aplausos emocionados da plateia do
Teatro Trianon, em Campos, RJ, na pré-abertura do evento que
homenageia o jubileu do primeiro voo do homem ao espaço

Estão presentes em Campos, para o Encontro, o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o americano Charles Duke, um dos astronautas que estiveram na Lua, e os cosmonautas russos Oleg Kotov e Pavel Vinogradov. Participam também do evento cientistas de Brasil, Rússia, China, Índia, Irã, Romênia, Portugal, Estados Unidos, Japão, Colômbia, Venezuela e Uruguai.

Os cosmonautas russos falarão de suas experiências e das comemorações que estão sendo realizadas na Rússia pelos 50 anos do primeiro voo espacial tripulado, realizado por Yuri Gagarin. Marcos Pontes, que foi tripulante da Estação Espacial Internacional, sob o comando de Pavel Vinogradov, vai falar também de suas experiências no espaço e do livro que está lançando sobre o assunto.

Oleg Kotov, Herói da Federação da Rússia

Oleg Valeriyevich Kotov, nascido em 27 de outubro de 1965, na península da Crimeia, permaneceu seis meses em órbita como membro da Expedição 15 da Estação Espacial Internacional, para onde foi lançado do Cosmódromo de Baikonur em 7 de abril de 2007, no comando da nave Soyuz TMA-10, junto com o cosmonauta Fyodor Yurchikhin e o turista espacial americano Charles Simonyi. Durante a permanência em órbita, Kotov e Yurchikhin realizaram atividades extraveiculares, instalando painéis protetores para reforçar a segurança da Estação Espacial contra impactos de detritos espaciais microscópicos. Oleg Kotov retornou à Terra em 21 de outubro de 2007, e depois desempenhou outras missões espaciais, em 2009 e 2010. Por todos os seus feitos, foi contemplado com o título de Herói da Federação da Rússia, a mais alta condecoração do país.

Pavel Vinogradof, Veterano do Espaço e Herói da Federação da Rússia

Também Herói da Federação da Rússia, Pavel Vladimirovich Vinogradov, nascido em Magadan, em 31 de agosto de 1953, foi selecionado para o programa espacial soviético em 1992 e passou os dois anos seguintes treinando como cosmonauta. Em agosto de 1997, foi pela primeira vez ao espaço, a bordo da nave Soyuz TM-26, em direção à Estação Espacial Mir, onde passou 197 dias em gravidade zero. Ele e seu companheiro de missão, Anatoli Solovyev, realizaram durante este período cinco passeios no espaço, num total de 25 horas de atividades extraveiculares. Em 30 de março de 2006, Vinogradov voltou ao espaço como comandante da Expedição 13, para nova temporada em órbita, desta vez a bordo da Estação Espacial Internacional, no comando da nave Soyuz TMA-8, em companhia dos astronautas Jeffrey Williams, dos Estados Unidos, e Marcos Pontes, do Brasil (a primeira viagem de um brasileiro ao espaço).

Marcos Pontes, o Primeiro Astronauta Brasileiro

Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, de 48 anos, nasceu em Bauru, Estado de São Paulo, e foi piloto de caças da FAB, chegando ao posto de tenente-coronel. Em 1998, foi selecionado para participar do programa espacial da NASA, lá fazendo o curso de formação básica de astronautas, no qual se formou em 2000. Em outubro de 2005 foi para a Rússia, para fazer o treinamento específico na Cidade das Estrelas. Em 2006 realizou a viagem ao espaço, em que permaneceu a bordo da Estação Espacial Internacional por dez dias, sob o comando do cosmonauta russo Pavel Vinogradov. Atualmente, ele se dedica a atividades docentes na USP, a Universidade de São Paulo, e continua à disposição do Programa Espacial Brasileiro. Marcos Pontes é detentor da Medalha de Santos Dumont e da Medalha Yuri Gagarin.



Jornal "RJ INTER TV 2ª Edição" - 20/04/2011


Fonte: Site Diário da Rússia - 21/04/2011

Comentário: Os realizadores desse evento estão de parabéns e o Blog BRAZILIAN SPACE deseja sucesso a todos.

Comentários