INPE e Universidade Alemã Promovem Workshop

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (25/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE e a Universidade Muenster da Alemanha promoverão dias 25 a 29/04 Workshop para pesquisadores e educadores nas áreas de Geoinformação e Sensoriamento Remoto.

Duda Falcão

INPE e Universidade Alemã
Promovem Workshop para Educadores

25/04/2011

Em parceria com o Instituto de Geoinformática (IfGI) da Universidade de Muenster, Alemanha, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove nesta semana um workshop para pesquisadores e educadores nas áreas de Geoinformação e Sensoriamento Remoto. O“GI@School” integra as atividades do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No INPE de São José dos Campos, o workshop é dividido em duas sessões:

Dias 25 e 26: Scientific Meeting - discussões técnicas entre educadores/pesquisadores alemães e brasileiros que trabalham nesta área.

Dias 27, 28 e 29: Hands-on Activities - curso prático para professores universitários.

Realizado por pesquisadores da Coordenação de Observação da Terra do INPE, o workshop também conta com o apoio dos professores Homero Fonseca, da Universidade de São Paulo (USP); Sandra Costa, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e Angelica di Maio, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mais informações sobre o workshop GI@School no site www.dpi.inpe.br/GI@School

Tradição

A capacitação de educadores para o uso das ferramentas de tecnologia espacial, como imagens de satélites e sistemas de informações geográficas, é uma tradição do INPE. Desde 1998, professores de todo o Brasil participam do curso de “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente”. Neste ano as aulas devem acontecer entre os dias 18 e 22 de julho. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por meio do site www.dsr.inpe.br/vcsr

SBSR

Além do curso realizado todos os anos no mês de julho, em suas próprias instalações, em São José dos Campos (SP), o INPE promove uma edição especial na cidade que sedia o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR. Desta vez, em Curitiba, 100 professores aprenderão a utilizar imagens de satélites como recurso didático e terão uma nova ferramenta para suas aulas em diversas disciplinas, da Geografia às Ciências.

O curso “Tecnologia Espacial na Educação”, que será realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio no Colégio Estadual do Paraná, terá aulas sobre fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas. As aulas destacarão ainda as aplicações em meteorologia, explicando como a tecnologia espacial é importante no estudo de fenômenos atmosféricos e mudanças climáticas, passando por noções de monitoramento e previsão de tempo, além de práticas de campo sobre o sistema de posicionamento global GPS.

A programação do curso para educadores e das demais atividades do XV SBSR estão no site www.dsr.inpe.br/sbsr2011


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários