Jovens e Cosmonautas Fazem Festa em Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (23/04) no site “Diário da Rússia” destacando que os jovens fizeram a festa juntos com os cosmonautas russos durante o 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica de Campos dos Goytacazes (RJ).

Duda Falcão

FATOS

A Festa dos Jovens com os Cosmonautas e
Astronautas no Encontro de Campos

4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica
se consagra como o maior evento na América Latina pelos
50 anos do vôo pioneiro de Yuri Gagarin

23/04/2011 - 09h50

Os cosmonautas Oleg Kotov e Pavel Vinogradov, que estiveram presentes e fizeram palestras na abertura do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica – 50 Anos – O Homem no Espaço, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ, prestigiaram também o segundo dia do evento, que contou com apresentações dos astronautas Marcos Pontes e Charles Duke (este, da NASA, um dos 12 homens a descerem na Lua).

O segundo dia do Encontro, sexta-feira, 22, foi marcado pela predominância dos jovens no auditório Maria Cristina Rodrigues Bastos, do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Centro. Eles assistiram a palestras de pesquisadores e divulgadores de Astronomia do mundo inteiro.

No 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica
de Campos, RJ, os jovens em torno dos cosmonautas russos Oleg Kotov
e Pavel Vinogradov e o brasileiro Marcos Pontes

O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, Professor Marcelo de Oliveira Souza, falou sobre os “15 anos do Clube de Astronomia Louis Cruls, os Astrônomos Sem Fronteiras e o Programa UNAWE no Brasil”. Ele destacou que o UNAWE, programa de Astronomia para Crianças desenvolvido pelo clube, conquistou no final de 2010 a chancela da UNESCO. O Professor Marcelo afirmou, ainda, que a celebração em Campos dos 50 anos do vôo pioneiro de Yuri Gagarin ao espaço é a maior da América Latina.

O segundo dia do 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica teve ainda como palestrantes o pesquisador do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto, que falou sobre “Nano Satélites no IFF”; o coordenador do Programa UNAWE na Venezuela, Enrique Torres; o professor de Astronomia no Uruguai, Julio Daniel Blanco; José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica do Espaço; o Professor Paulo de Tarso Gurgel; o líder do projeto de jornalismo científico “O Mundo à Noite”, Babak Tafreshi; e o presidente e fundador da ONG Astrônomos Sem Fronteiras, Mike Simmons.

Os cosmonautas Oleg Kotov e Pavel Vinogradov estão hoje, sábado, 23, no Rio de Janeiro, hospedados no Sofitel de Copacabana.


Fonte: Site Diário da Rússia - 23/04/2011

Comentários