CLBI Lança com Sucesso FTB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (27/04) no site do jornal “Diário de Natal” destacando que o primeiro lançamento da “Operação Barreira 4” ocorreu com sucesso às 15h de ontem quando foi lançado do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLIBI) um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

Barreira do Inferno Lança Foguete
para Treinamento Básico

Da redação do
DIARIODENATAL.COM.BR
27/04/2011 – 18:21

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno lançou, nesta quarta-feira (27) às 15h, o Foguete de Treinamento Básico (FTB). A proposta da ação foi garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários para Operação Camurupim, que tem por objetivo lançar foguete ORION V04, no dia 10 de maio.

A Barreira 4, como foi intitulada a operação, foi um prolongamento das atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Segundo o tenente Hélio César Fonseca, a operação envolveu cerca de 120 homens, dentre civis e militares. O vôo do FTP durou aproximadamente cinco minutos e teve apogeu (altura máxima) entre 95 e 105 km.

Já o lançamento do ORION V04 deve demandar uma estrutura ainda maior, pois promoverá a utilização do Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem no Brasil. Além disso, o foguete estará equipado com carga tecnológica desenvolvida pelo DLR (Centro Espacial Alemão).


Fonte: Site do jornal “Diário de Natal”

Comentários